Projeto de Teutônia vence etapa regional da Olimpíada do Jovem Empreendedor

Aluna do 9º ano da Emef Leopoldo Klepker levará seu projeto para o nível estadual com outros quatro municípios

71
Aluna Diana e a professora Gisele receberam certificação do CEO e coordenadora regional / Crédito: Camille Lenz da Silva

A quarta-feira (12/11) foi de realização para os alunos do Instituto Manager no Vale do Taquari. A etapa regional do 3º Manager Day e Olimpíada do Jovem Empreendedor foi realizada no auditório do prédio 7 da Univates e reuniu jovens de quatro das cinco cidades participantes em 2025: Teutônia, Estrela, Westfália e Marques de Souza.

Cada município tem a possibilidade de concorrer com um projeto na fase estadual – soma-se a cidade de Boa Vista do Sul aos quatro participantes da etapa regional. O evento ocorrerá dia 26 deste mês em Passo Fundo, sede do Instituto.

Neste ano, a final regional premiou os três primeiros lugares. O projeto 1º colocado foi o da aluna do 9º ano da Emef Leopoldo Klepker, de Teutônia. Diana Lenz propôs o “Programa Educacional de Primeiros Socorros”, que visa capacitar os estudantes de 9º ano das Emefs de Teutônia.

“Estou muito feliz, porque homenageei tanto Teutônia quanto minha escola no Manager Day. Grata também à professora Gisele, que nos apoiou e se dedicou muito a nós, estudantes”, disse. Diana realizará uma imersão no Centro de Aprendizagem Google em Sana Catarina, além de um dia de atividades no Beto Carreiro.

Um dos diferenciais do projeto de Diana é o cunho social. “Não vem para trazer lucro pra mim, mas sim, para ensinar e preparar pessoas a agir diante de situações de emergência. Quero ver vidas salvas e a mudança também no aprendizado dos estudantes”, cita ela.

“Eu não saberia o que fazer se precisasse realizar primeiros socorros. Através dessa percepção, vi o quanto é necessário, tantos para estudantes jovens quanto para os adultos, porque pode salvar vidas”, ressaltou Diana. A parceria já está viabilizada e aceita pelo Município e deverá ser implantada como projeto-piloto na Emef.

Metodologia

Neste ano, o Instituto Manager VT ofertou a oportunidade a 160 estudantes. Além dos municípios participantes desta edição, em 4 anos no Vale, o Instituto Manager já atendeu estudantes de Fazenda Vilanova, Bom Retiro do Sul, Vespasiano Corrêa, Imigrante e Colinas.
O projeto é desenvolvido com 96 horas-aula por turma, preparando os jovens para o mercado de trabalho e para empreender. Eles desenvolvem plano de negócio, são estimulados a pensar ideias inovadoras e realizam visitas técnicas. Os módulos contemplam estudos sobre finanças, gestão e planejamento, marketing, comunicação e, neste ano, foi introduzido conteúdo sobre inteligência artificial.

O CEO do Instituto Manager, Anderson Detogni, explica que os jovens aprendem a pensar e construir na essência para, ao fim, apresentar seus projetos para uma banca de jurados. “Além da premiação, é uma transformação para esse jovem, que hoje, muitas vezes, não pensa em criar, construir ou despertar a sua criatividade. Mobilizamos esses jovens a competir através da criação de soluções para as suas cidades e do desenvolvimento do espírito empreendedor”, aponta.

Segundo ele, o programa Jovem Empreendedor surgiu em cima do cenário atual, no qual muitos acreditam que tudo é “muito fácil e simples. Mas, quando chega a necessidade desses jovens ingressarem no mercado de trabalho, eles levam um choque de realidade.”

Em cima disso, a metodologia Manager foi criada há cerca de uma década a partir das ferramentas Google. Em 12 meses, os jovens são ensinados a criar projetos em cima de áreas que eles gostam e a se tornarem empreendedores, independente da sua profissão no futuro. Seja médico, dentista, engenheiro, operador de máquinas, o jovem vai levar esse conhecimento para o resto da vida. Esse é o nosso grande propósito”, completa Detogni.

Conforme a coordenadora do Instituto Manager no Vale do Taquari, Luciana Brune, a Olimpíada do Jovem Empreendedor busca compartilhar as ideias criadas pelos jovens entre os estudantes e lideranças envolvidas nos movimentos de inovação e empreendedorismo.

Crédito: Camille Lenz da Silva

3º Manager Day e Olimpíada do Jovem Empreendedor Vale do Taquari

1º lugar: Programa Educacional de Primeiros Socorros
Diana Lenz
Emef Leopoldo Klepker, de Teutônia
Estudante da turma da tarde do Projeto Jovem Empreendedor

2º lugar: Mentes que pensam
Stéfany Paola Lenhard
Emef Cônego Sereno Hugo Wolkmer, de Estrela
Estudante da turma da manhã do Projeto Jovem Empreendedor

3º lugar: Aura Fashion
Dafne Alana Wahlbrink, Giovana Dahmer Knob e Natieli Monique de Oliveira Saueressig
Emef Vila Schmidt, de Westfália
Participante da turma do projeto no município

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui