Polícia Civil deflagra Operação Minerador contra lideranças do crime organizado no RS

74

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Leopoldo, deflagrou, nesta quarta-feira (19/11), a Operação Minerador. A ação mira lideranças do crime organizado com atuação na Região Metropolitana, no Litoral e no interior do Estado.

Foram cumpridos nove mandados de prisão preventiva e 17 mandados de busca e apreensão em Sapucaia do Sul, Esteio, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Porto Alegre, Palmares do Sul, Charqueadas, Montenegro e Canoas. Até o momento, dez pessoas foram presas. A ofensiva resultou ainda na apreensão de três armas de fogo, munições, dois veículos, drogas e R$ 26 mil em dinheiro.

A Operação Minerador é um desdobramento de investigações realizadas entre 2024 e 2025, dentro da chamada Operação Liberdade. O nome faz referência ao apelido do líder da organização criminosa, preso desde 31 de outubro de 2024. Ele possui antecedentes por cinco homicídios qualificados, latrocínio e diversas ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas, associação para o tráfico e organização criminosa.

Segundo o delegado Ayrton Figueiredo Martins Júnior, titular da Draco de São Leopoldo, outros integrantes do grupo seguem sendo alvo de prisões preventivas e buscas domiciliares. Eles são investigados pela atuação no tráfico de drogas ilícitas, associação para o tráfico, tráfico de armas e munições e organização criminosa.

Conforme a investigação, a facção mantém domínio do tráfico de drogas em São Leopoldo, especialmente nos bairros Pinheiros e Campestre.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui