A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (26/11), a Operação Balcãs, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável pelo ciclo completo de envio de cocaína — desde a origem em países andinos até a chegada ao continente europeu, por meio de portos brasileiros. A ação contou com apoio da Europol, da SENAD (Paraguai) e da Polícia Nacional da Holanda.
A operação foi realizada simultaneamente nos três países envolvidos. No total, foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e efetuadas 3 prisões preventivas. Em território brasileiro e paraguaio, foram sequestrados 27 veículos e 43 imóveis, avaliados em aproximadamente R$ 300 milhões. Também foi determinado o bloqueio judicial de valores e ativos em instituições financeiras.
As investigações, realizadas em parceria com o GAECO Nacional do Ministério Público Federal, representam a terceira fase da Operação Hinterland, deflagrada em 2023. Esta etapa tem como foco os compradores internacionais da droga enviada por portos brasileiros, com destaque para o aprofundamento das apurações após a apreensão de 3 toneladas de cocaína em Pelotas, a maior já registrada no Rio Grande do Sul.
Nesta nova fase, foi identificado que o comprador da droga era integrante de uma das máfias mais atuantes na região dos Balcãs. Também foi constatado que os investigados participaram do envio de cerca de 12 toneladas de cocaína à Europa.
Segundo a PF, o traficante europeu mantinha relação permanente com a célula da organização criminosa sediada no Paraguai, responsável por controlar todo o fluxo logístico — desde a aquisição da droga nos países andinos até a entrega nos portos europeus onde o grupo possuía atuação.
Locais das medidas judiciais
Brasil
- Campo Grande/MS: 1 mandado de busca
- Dourados/MS: 5 mandados de busca, 1 prisão preventiva
- Ponta Porã/MS: 6 mandados de busca
- Porto Velho/RO: 1 prisão preventiva
Exterior
- Amsterdam (Holanda): 1 mandado de busca
- Yby Yau (Paraguai): 1 mandado de busca
- Paraguai: 1 prisão
- 4 difusões vermelhas emitidas


