Ciclone deve atingir o Rio Grande do Sul e causar tempo severo

939
Chuvas que atingem a região forçaram os adiamentos - Crédito: Divulgação

Um ciclone extratropical de características incomuns deve afetar o Rio Grande do Sul entre esta segunda-feira (8/12) e quinta-feira (11/12), trazendo chuva forte, temporais e rajadas de vento que podem superar 100 km/h. A MetSul Meteorologia classifica o cenário como de alto perigo, devido à pressão excepcionalmente baixa prevista.

A baixa pressão que se aprofunda na Argentina começa a influenciar o estado a partir da tarde desta segunda-feira, com chuva forte localmente, raios e risco de temporais isolados, incluindo vendavais e granizo.

O ciclone extratropical se organiza no Oeste gaúcho e avança em direção à Lagoa dos Patos até o fim da terça-feira. Chove de forma generalizada, com risco de tempestades severas. No final da tarde e à noite, o vento começa a se intensificar no Sul e no Leste do estado, com rajadas entre 60 km/h e 90 km/h.

Afastamento do ciclone

O sistema começa a se afastar para o oceano na quinta-feira, mas a madrugada ainda pode ter rajadas entre 70 km/h e 100 km/h, especialmente na costa e áreas serranas. Ao longo do dia, o vento diminui e o tempo melhora gradualmente.

- publicidade -