Iluminação de Natal da Praça Augusto Michel traz beleza e cor para o Bairro Languiru

Parceria público-privada com empresas do bairro transformaram o visual do recanto público.

354
Revitalização e decoração aumentam o desejo de estar na praça - Crédito: Grasieli Nabinger / Divulgação

Por Rafaela Zappaz e Camille Lenz da Silva

A Praça Augusto Michel, um dos espaços públicos mais tradicionais do Bairro Languiru, em Teutônia, voltou ao centro das atenções neste fim de 2025. Dessa vez, o motivo é a decoração de Natal, acompanhada de intervenções de limpeza, pintura e primeiros trabalhos de paisagismo. De dia, aqueles que usam da praça percebem as melhorias. De noite, as luzes chamam a atenção de quem anda pela Rua Major Bandeira.

A situação da praça era tema recorrente entre os moradores da região e frequentadores do local, que reclamavam quanto à falta de manutenção, brinquedos danificados e problemas estruturais.

A Prefeitura deu início às obras de revitalização no fim de 2023, com a reforma do Centro Cultural 25 de Julho, que deve ser inaugurado em breve.

Com esta obra quase finalizada, os olhos se voltaram para a praça. Diante da necessidade de revitalizar o espaço, a administração municipal, a Mais Engenharia e a Inovar Negócios Imobiliários firmaram parceria público-privada.

A Prefeitura deu início à revitalização da praça, antecipando parte da reforma completa, prometida para 2026. Já as empresas ficaram responsáveis pela decoração de Natal.

Reaproximação com a comunidade

Segundo os proprietários das empresas, a iniciativa surgiu após a Mais Engenharia concluir a construção de um prédio ao lado da praça, utilizado em parte pela Inovar Negócios Imobiliários. Com a presença constante no local, os empreendedores relatam a necessidade de investir no ambiente ao redor.

A percepção conjunta motivou a proposta de “adoção” da praça em parceria com o poder público, fortalecendo a ligação entre empresas e a comunidade. O proprietário da Inovar, Denner Colossi, reforçou esse espírito de colaboração. “É importante ajudar, pois por muitas vezes o poder público não consegue fazer tudo que a população necessita, então se unirmos forças, fica mais fácil para todos”, avalia.

As empresas também decidiram promover uma programação natalina especial. A iniciativa incluiu o acendimento das luzes de Natal na praça. O ato ocorreu no dia 1° de dezembro. Ainda, as empresas realizarão um momento voltado às crianças da comunidade, convidadas a brincar e receber pacotes de Natal no dia 20.

“Somos fruto do bairro, crescemos e temos nossos negócios aqui. Achamos o momento muito propício para trazer alguma coisa para a comunidade e resgatar o espírito, que sempre é positivo”, afirma Marcelo Luersen, sócio-proprietário da Mais Engenharia.

Para Vicente Feldkircher, também sócio-proprietário da empresa, o Natal é uma oportunidade de fortalecer valores compartilhados. Ele lembra que a empresa completa 20 anos de história – sempre instalada no Bairro Languiru – e vê a ação como uma forma de retribuir o apoio e carinho recebido pela comunidade.

“O Natal fortalece ainda mais esse senso de comunidade, de querer retribuir, juntar as crianças e as famílias em um ambiente um pouco mais acolhedor com um carinho e uma decoração especial”, afirma.

Para fortalecer ainda mais os laços da comunidade com a praça, no dia 17 de dezembro, a Praça Augusto Michel será palco da reinauguração da Casa de Cultura Teutônia e da Biblioteca Arno Sommer, espaços que passaram por reestruturação e agora retornam à comunidade com novas possibilidades culturais e educativas.

Em busca de parceiros para 2026

A secretária de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Teutônia, Vanessa Carniel, agradeceu o cuidado e a atenção dedicados ao espaço, especialmente neste momento de encerramento do ano e celebração do Natal.

E a expectativa é que a Praça Augusto Michel passe por uma transformação completa e duradoura em 2026. O projeto prevê novos equipamentos, áreas de lazer revitalizadas, mais acessibilidade e integração com o entorno. “Em 2026, a Administração Municipal manifesta o interesse de iniciar o projeto de revitalização da praça, e, para isso, busca parcerias alinhadas aos propósitos do local e às diretrizes de gestão, de modo a construir coletivamente um ambiente ainda mais acolhedor e funcional para os munícipes”, cita.

A revitalização da praça também é percebida como um movimento simbólico: um convite para que a comunidade volte a ocupar o espaço, fortaleça laços e recupere a identidade afetiva que sempre faz da Praça Augusto Michel um ponto de encontro tradicional em Teutônia.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui