
O temporal que atingiu o Vale do Taquari na tarde desta segunda-feira (15/12) provocou ventos de até 115 quilômetros por hora na região, trazendo danos a diversos municípios.
Segundo a Defesa Civil de Estrela, foram recebidas duas notificações de danos causados em telhados: Uma residência no Bairro Cristo Rei; e outra moradia na localidade de Costão. As equipes estão em atendimento neste momento.
As rajadas de vento alcançaram a velocidade de 92 quilômetros por hora na medição feita junto à estação meteorológica instalada no Complexo da Polar, no centro da cidade.
Em Lajeado, a estação da Prefeitura, localizada no heliponto do Hospital Bruno Born, registrou ventos de 115,80 quilômetros por hora. Já o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas da Univates registrou rajada máxima de 80,5 quilômetros por hora.
Na RSC-453, sentido Teutônia a Estrela, galhos de uma árvore estão pendidos sobre a rodovia. Por isso, o fluxo segue em uma pista e causa transtornos aos motoristas.
Linha Berlim, Westfália, também registrou fortes ventos, mas ainda não há informações sobre estragos.
Os ventos também causaram transtornos na rede elétrica. Mais de 24 mil associados da Cooperativa Certel ficaram sem energia elétrica. As equipes trabalham no restabelecimento. No momento, ainda há 9 mil sem luz em 25 cidades.
Conforme o Corpo de Bombeiros Voluntários de Imigrante e Colinas, a linha de instabilidade que causou os transtornos na região já se afasta sentido à Serra Gaúcha e Região Metropolitana, chamando atenção. O alerta Cell Broadcast do governo do Estado foi disparado pela primeira vez para esta região.

