O Arranjo Produtivo Local (APL) Alimentos e Bebidas Vale do Taquari promoveu um encontro no auditório do Sicredi Integração RS/MG em Lajeado no dia 2 de dezembro. O Doutor em Direito Tributário, vice-presidente Jurídico da Federasul e sócio do escritório Terra Machado e Citolin Advogados, Milton Terra Machado, esteve presente.
Durante a palestra, Machado destacou que a necessidade de uma reforma tributária é amplamente reconhecida, mas alertou que é fundamental compreender qual reforma deve ser implementada.
O especialista recordou que acompanha mudanças no sistema tributário há mais de duas décadas e afirmou que, historicamente, as alterações realizadas nunca reduziram a carga.
Apesar do cenário desafiador, o palestrante reforçou que ainda há espaço para debate e aperfeiçoamento da legislação: “É preciso mobilizar, participar, reclamar. Não podemos tratar a reforma como algo resolvido. Há tempo para corrigir os rumos, e a sociedade deve exigir isso.”
Representando a coordenação do APL, Ivandro Carlos Rosa destacou o papel da união regional: “O APL promove um ambiente de cooperação e colaboração, no qual o associativismo se torna um verdadeiro dinamizador das empresas. Pensamos coletivamente, como setor, e fortalecemos as estruturas locais que nos unem.”


