Estrela realizou o sorteio dos primeiros 12 terrenos que serão destinados a famílias atingidas pela enchente de maio de 2024 e que não foram contempladas por outros programas habitacionais. Os lotes estão localizados no Loteamento Life Costão, no Distrito de Costão e integram uma parceria público-privada com a Lyal Incorporadora.
O sorteio ocorreu na tarde desta quarta-feira (17/12), após uma visita técnica realizada no turno da manhã pelos beneficiários. Cada terreno possui, em média, 11 metros por 25 metros e integra um grande loteamento em fase de implantação pela incorporadora. Durante a visita, os terrenos já estavam identificados no mapa da área. À tarde, na Prefeitura, cada família retirou um número de 1 a 12, correspondente ao lote que receberá por doação.
Entre os contemplados está a dona de casa Mônica Ribeiro da Rosa, moradora do antigo Bairro Moinhos, que teve sua residência destruída pela enchente e foi sorteada com o lote número 11. Ela participou do momento acompanhada da filha Micaeli, de apenas cinco meses. “Eu imagino uma casa com, pelo menos, dois quartos grandes, pois eu tenho quatro filhos e precisamos de espaço. Morávamos no Bairro Moinhos e nossa casa foi destruída. Eu tinha uma casa grande e, com o tempo, espero construir uma casa grande novamente”, diz. A mãe da pequena Micaela que não chegou a ver a enchente sente-se motivada após o sorteio do novo terreno. “Receber o sorteio do terreno nesta época, perto do Natal, dá um novo ânimo para a gente”, ressalta.
A secretária municipal de Habitação, Regina Mallmann, destaca que a iniciativa atende famílias que ainda não haviam sido alcançadas por outras ações habitacionais de reconstrução e explica que os 12 sorteados são os primeiros beneficiados de uma política pública que deverá ter continuidade.
A próxima etapa será administrativa. O município prevê concluir, em até seis meses, a entrega das escrituras definitivas, formalizando a doação e garantindo a posse dos terrenos às famílias contempladas.


