A chegada de uma massa de ar frio vinda da Argentina e do Uruguai provoca instabilidade no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (2/1). A chuva deve atingir diferentes regiões do Estado, incluindo Porto Alegre, Serra, Vales e Litoral Norte. O sol até aparece ao longo do dia, mas o tempo não fica firme, com precipitações irregulares, principalmente da tarde para a noite.
De forma isolada, a chuva pode ser forte, com risco de temporais pontuais, granizo e rajadas de vento. A Metsul Meteorologia destaca que não há indicativo de tempestades generalizadas.
O calor ainda persiste nesta sexta, porém com menor intensidade. As máximas ficam abaixo dos 30 graus na maior parte do Estado, enquanto a Metade-Oeste, próxima à fronteira com a Argentina, ainda pode registrar entre 33 e 35 graus.
A mudança mais significativa ocorre no fim de semana. Segundo a meteorologista Istael Sias, da Metsul, a primeira massa de ar frio de 2026 avança no sábado, trazendo queda acentuada das temperaturas e mais chuva em parte do Estado, inclusive na Capital.
Durante o dia, as temperaturas ficam agradáveis, entre 20 e 25 graus na maioria das cidades. As madrugadas mais frias serão no domingo e, principalmente, na segunda-feira, quando as mínimas podem chegar a 10 graus em grande parte do Estado, com registros ainda menores em áreas de serra e baixadas, onde não se descarta geada fraca e isolada.
A entrada do ar frio também será acompanhada de vento, com rajadas entre 50 e 80 quilômetros por hora, especialmente no Sul e no Leste do Rio Grande do Sul.


