No fim da tarde da terça-feira passada (30/12), o prefeito de Muçum, Mateus Trojan (MDB), anunciou que deixará o cargo até o início de abril deste ano, quando encerra o prazo para a desincompatibilização eleitoral – ou seja, se afastar da função para estar apto a concorrer a outro cargo público.
Trojan deseja disputar a uma vaga como deputado na Assembleia Legislativa do Estado, e anunciou sua pré-candidatura por meio de publicação em rede social.
“É uma decisão difícil, mas que foi muito pensada e projetada. Como sempre, na minha vida pública, trato as ações com profissionalismo e convicção, sempre relacionada a aquilo que deve nos mover na política: os nossos propósitos”, cita a nota.
Reeleito para mais 4 anos de mandato, ele afirma que, em 5 anos à frente da administração municipal, sua equipe conseguiu “atingir resultados inimagináveis, mas também, superamos as piores crises da nossa história, de formas reincidentes”.
“Por isso, afirmo com absoluta certeza que já fui, de fato, testado e aprovado dentro do mundo político e da gestão pública, pronto para migrar para essa nova função. Não é uma aventura, é preparo. Para representar e lutar pelos anseios das nossas cidades e das nossas pessoas”, completa.
MDB com força
Outros nomes também pairam no cenário pré-eleitoral. Em âmbito estadual, até o momento está confirmada a pré-candidatura do empresário lajeadense Roberto Lucchese – que, em tese, concorrerá com Trojan, já que ambos devem disputar pelo mesmo partido (MDB). Após ser ventilado como possível candidato, Lucchese acenou positivamente para a disputa em dezembro de 2025.
O coordenador regional do Movimento Democrático Brasileiro e prefeito de Imigrante, Germano Stevens, afirmou que o Vale terá dois candidatos a deputado estadual e um candidato a deputado federal.
Ainda, Carlos Eduardo Ranzi (MDB) deve disputar a deputado federal. Ele foi convidado a concorrer pelo atual vice-governador do Estado, Gabriel Souza em dezembro do ano passado, e aceitou o desafio.
“Sei que o caminho não será fácil. Mas quando foi? Nós, que construímos nossa história com trabalho, dedicação e suor, nunca recuamos diante dos desafios. E é justamente aí que mora nossa força: na união, na perseverança e na certeza de que juntos somos imbatíveis”, disse em suas redes sociais.
Ranzi foi três vezes vereador em Lajeado e concorreu a prefeito na eleição passada, somando 19.932 votos.
Além destes nomes, Maneco Hassen é nome cotado para a concorrer a deputado estadual ou federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Também não se descarta a possibilidade de Marcelo Caumo e Carlos Rafael Mallmann pelo União Brasil.







