Polícia Civil desarticula organização criminosa de golpes virtuais em operação nacional

93

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (13/1), a Operação Mirage, com foco no combate a uma organização criminosa especializada em golpes de falsos investimentos. A ação foi coordenada pela Delegacia de Polícia de Investigações Cibernéticas Especiais (Dicesp/Dercc).

A investigação apurou crimes de estelionato com fraude eletrônica, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Ao todo, foram cumpridas 125 ordens judiciais, incluindo cinco mandados de prisão preventiva, 13 mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo e Goiás, além do bloqueio de contas bancárias de 85 pessoas físicas e jurídicas.

Também foram determinadas medidas de sequestro de veículos, bloqueio de carteiras de criptoativos em 17 exchanges e apreensão de milhares de chips de telefonia, celulares, computadores e veículos de luxo. Até o momento, três pessoas foram presas.

Segundo a delegada Isadora Galian, a investigação identificou um esquema criminoso sofisticado que causou prejuízo superior a R$ 4,3 milhões a uma única vítima gaúcha, com indícios de ao menos outras 40 vítimas em diferentes estados do país.

O golpe iniciava por anúncios patrocinados em redes sociais, que prometiam alta rentabilidade. As vítimas eram inseridas em grupos de mensagens com supostos professores e assessores de investimentos. Após ganhos iniciais reais, eram induzidas a migrar para uma plataforma fraudulenta de criptomoedas, onde os valores e lucros eram artificialmente inflados.

As apurações revelaram uma estrutura criminosa dividida em núcleos, incluindo captação de vítimas, ativação de linhas telefônicas, gestão e lavagem de dinheiro e conversão de valores em criptoativos, dificultando o rastreamento dos recursos.

A Polícia Civil destaca que a operação é apenas o início das investigações, que devem avançar na identificação de novas vítimas, bloqueio de ativos e cooperação internacional para rastreamento de valores enviados ao exterior.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui