Vacina contra a dengue será aplicada em profissionais da saúde

189
Crédito: Gabriel Rosa / Estado do Paraná

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou que cerca de 1,1 milhão de profissionais da atenção primária à saúde poderão receber a vacina Butantan-DV contra a dengue em fevereiro. O imunizante é desenvolvido pelo Instituto Butantan, é 100% nacional e o primeiro do mundo em dose única contra a doença.

A vacinação será destinada a profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e equipes multifuncionais. São esses trabalhadores que fazem o primeiro atendimento a pessoas com sintomas de dengue.

O Instituto Butantan deve produzir e fornecer até 31 de janeiro cerca de 1,1 milhão de doses adicionais para atender os profissionais que estão na linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS).

A vacina Butantan-DV protege contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Estudos clínicos apontam eficácia geral de 74%, redução de 91% nos casos graves e 100% de proteção contra hospitalizações causadas pela doença.

Ampliação da produção

O governo federal pretende ampliar gradualmente a vacinação em dose única para todo o país, atendendo pessoas de 15 a 59 anos. Essa expansão depende da produção de novas doses, já encomendadas pelo Ministério da Saúde.

Para acelerar a fabricação, o Instituto Butantan firmou uma parceria de transferência de tecnologia com a empresa chinesa WuXi Vaccines. Com o acordo, a expectativa é aumentar a produção em até 30 vezes. A estimativa do ministério é produzir entre 25 e 30 milhões de doses ainda neste ano.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui