Operação Digital Fantasma investiga fraude milionária em agência bancária no interior do RS

92

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira (20/1) a Operação Digital Fantasma, que apura um esquema de fraudes bancárias milionárias envolvendo funcionários de uma agência em Palmeira das Missões, no interior do Rio Grande do Sul.

Entre os alvos estão o gerente-geral, outro funcionário da instituição e a esposa do gerente, que teve a prisão preventiva decretada. Ao todo, três mandados de prisão foram cumpridos no município de Palmeira das Missões, no noroeste do Estado. Também foram realizadas buscas em Caçapava do Sul, além de bloqueio de contas bancárias e ativos financeiros.

De acordo com a investigação do Departamento Estadual de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC), o grupo utilizava dados de idosos e até de pessoas já falecidas para realizar empréstimos de alto valor, sem o conhecimento das vítimas. O prejuízo apurado até o momento ultrapassa R$ 2,4 milhões.

As fraudes teriam ocorrido ao longo de pelo menos seis meses, no segundo semestre do ano passado. A investigação teve início após o próprio banco identificar movimentações financeiras atípicas.

Conforme a Polícia Civil, o funcionário inseria a própria biometria no sistema como se fosse a dos clientes, enquanto o gerente alterava cadastros, informando rendas elevadas para aumentar o limite de crédito. Após a liberação dos empréstimos, os valores eram sacados em dinheiro, muitas vezes pela esposa do gerente, que chegava a usar disfarces para não ser identificada.

A apuração identificou sete vítimas diretas, com idades entre 81 e 96 anos, além de pessoas já falecidas. O banco informou que os contratos fraudulentos são considerados nulos, não gerando prejuízo às vítimas.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui