Estrela dá início à mobilização para o 19º Viva o Taquari-Antas Vivo

Sete municípios devem participar da ação este ano, que ocorrerá dia 21 de março.

110
Encontro com parceiros ocorreu na sede da Cacis. Crédito: Camille Lenz da Silva

A 19ª edição do Viva o Taquari-Antas Vivo será realizada na manhã de 21 de março em sete municípios dos Vales do Taquari e Rio Pardo. Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Encantado, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires realizarão atividades simultâneas referentes ao recolhimento de resíduos das margens do Rio Taquari, triagem de materiais e educativas.

A ação é capitaneada pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) e pela Unidade Parceiros Voluntários (UPV) de Lajeado. Os locais de realização do evento em cada município serão divulgados de forma pontual.

Em Estrela, a sede da Câmara de Comércio, Indústria, Serviços e Agronegócio (Cacis) de Estrela recebeu representantes de diversas áreas público-privadas para a primeira reunião de alinhamento da ação, na manhã desta quarta-feira (4/2). A organização municipal é da Prefeitura, através da Sala Verde Manoel Ribeiro Pontes Filho, com apoio da Cacis.

Mais uma vez, o ponto de encontro será o Parque da Lagoa, a partir das 7h30. Caso chova, as atividades serão transferidas para o dia 28. Em 2024, apenas em Estrela foram cerca de 120 voluntários e mais de uma tonelada de resíduos retirados do Rio Taquari e suas margens, além da realização de ações especiais como o plantio de mudas.  

Parcerias

Em Estrela, a reunião de alinhamento reuniu entidades, órgãos públicos, representantes dos Poder Executivo e forças especiais. Univates, Sicredi, Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram), Associação de Ecologia e Canoagem (Aeca), Lions e Rotary, secretarias municipais, departamentos e empresas privadas como Plastrela, Folhito, Tangará e Launer Química novamente demonstraram apoio.

Mobilização

Segundo a diretora de Responsabilidade Social Corporativa da Acil e coordenadora da Sala Verde de Estrela, Luana Hermes, a adesão de mais municípios da bacia Taquari-Antas reforça a relevância da iniciativa. “Nosso principal objetivo é olhar com atenção para os recursos hídricos, promover a educação ambiental voltada à preservação e incentivar a prática do voluntariado organizado”, destaca.

Rodrigo Tomasi, presidente eleito da Cacis, reforçou a importância da mobilização. “Não podemos, depois das enchentes, olhar para o Rio Taquari como vilão de tragédias. Tiramos muito proveito dele, sendo que ele também é uma vítima, muitas vezes, das ações incorretas da população. Precisamos nos reaproximar”, ressaltou.

A participação voluntária da população está aberta através de cadastro físico e/ou on-line. Empresas, entidades e clubes interessados em participar da edição de 2026 podem entrar em contato com a UPV Lajeado pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone/WhatsApp (51) 3011-6900. Em Estrela, o grupo de WhatsApp pode ser acionado pelo número (51) 51 98019-9062.

“Quanto maior o número de voluntários, mais fácil será ampliar a zona de recolhimento dos resíduos”, reforça Luana.

Programação prévia

7h45 – Recepção
8h – Abertura do evento
8h15 – Alongamento
8h30 até 9h30 – Recolhimento de resíduos
9h30 – Roda de chimarrão sobre o livro Legado das Águas
10h30 – Conversa com a Defesa Civil (banhos no rio / afogamentos – desassoreamento)
– Exposição do Caminho do Lixo.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui