Municípios se preparam com investimentos e mudanças na educação

136
Início geral das aulas nos municípios da Amsol ocorre em 18 de fevereiro / Crédito: Paloma Valandro - AI Poço das Antas

Camille Lenz da Silva e Gabriely Mallmann

A volta às aulas sempre marca o início de um novo ciclo de aprendizado, com o retorno dos alunos às escolas e a retomada da rotina pedagógica. Nos municípios da região, os preparativos das secretarias para receber os alunos incluem mudanças em modelos de ensino e melhorias nas estruturas físicas das escolas.

Em Teutônia, o ano letivo de 2026 será marcado pela ampliação do atendimento e pelo fortalecimento do trabalho pedagógico na rede municipal. O Município prevê atender cerca de 666 crianças nas Emeis e 984 alunos nas Emefs, além das EEIs e do CNEC, com matrículas ainda em andamento.

As Emeis retomaram as atividades na quinta-feira (5/2) com o projeto Estação da Diversão, enquanto o início oficial das aulas para toda a rede ocorre em 18 de fevereiro. A abertura do ano letivo terá a participação dos profissionais no 4º Congresso Internacional de Educação e formações promovidas pela Secretaria Municipal de Educação.

Durante as férias, foram realizadas melhorias nas escolas, como pinturas, reformas, consertos e manutenção de equipamentos, com apoio dos CPMs. Entre as principais obras, destaca-se a ampliação da Emef Marechal Arthur da Costa e Silva, em Linha Germano, para ampliar vagas em turno integral, além de obras nas Emefs Professor Alfredo Schneider e Bento Gonçalves e a futura ampliação da Emei Meu Cantinho.

As pracinhas também passam por melhorias, com pintura, pintura das floreiras e plantio de flores.

Crédito: Divulgação

Ensino Integral

Em Colinas, o ano letivo de 2026 terá mudanças, a começar pelo horário de início e término das aulas e a implantação do Ensino Integral, que iniciará gradativamente pelo Jardim. Hoje, a cidade possui cerca de 300 alunos na Emef e 70 na Emei.

Com relação ao horário, este passará a ser das 7h35 às 11h55 e das 12h55 às 17h10, por conta do aumento de recreio. Os alunos terão 10 minutos só para comer e 20 para atividades lúdicas, conversas e interação.

Também há alteração nas grades curriculares, com a inclusão da disciplina de Educação Fiscal. No contraturno, haverá oficinas de Espanhol, Alemão e Desenho.

Outras alterações incluem nova sala para a Educação Especial, biblioteca reformulada, nova sala na Emei, uma brinquedoteca, duas praças novas e nova rede na quadra de esportes na Emef Ipiranga, que também recebeu pintura.

Novo prédio para o Ensino Médio

Na área estrutural, a Emef José Victor Mairesse recebe melhorias que incluem troca de telhado, forro e adequações na fiação elétrica. Outro foco para este ano é a organização e estruturação de laboratórios de informática nas escolas da rede.

As secretarias escolares retornaram às atividades na quarta-feira (4/2), e o início do calendário letivo da rede municipal está marcado para 18 de fevereiro.

Em paralelo, segue em tramitação o projeto para a construção de um novo prédio para a Escola Estadual de Ensino Médio Fazenda Vilanova, a ser viabilizado pelo Plano Rio Grande.

A obra é considerada urgente devido ao aumento expressivo de matrículas, impulsionado pela migração de mais de 100 famílias após as enchentes de 2024. Apenas no último período, houve um acréscimo de aproximadamente 60 novos alunos.

Desde sua fundação, em 2002, o educandário possui um pequeno prédio com duas salas e uma cozinha disponíveis. Parte do educandário funciona provisoriamente em salas cedidas pela Emef Edgar da Rosa Cardoso, estrutura que não comporta mais a demanda atual.

Inovação pedagógica

Tanto Fazenda Vilanova quanto Westfália apostam na inovação pedagógica para 2026.

As escolas vilanovenses passarão a implementar o modelo BNCC Computação, que introduz o Pensamento Computacional desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, por meio de disciplinas como Mundo Digital e Cultura Digital.

Já Westfália substituirá o Sistema de Ensino Maxi pelo da FTD. O intuito é auxiliar na preparação para o Enem e vestibulares e utilizar uma plataforma digital que integre alunos, professores e famílias.

O retorno das atividades do Turno Inverso em Westfália ocorreu no dia 29 de janeiro. Os professores retornaram nesta quinta-feira, e o início das aulas em todas as escolas será em 18 de fevereiro.

Durante as férias, foram construídas duas novas salas de aula no pátio do Bloco A da Emef Vila Schmidt. Também houve a reforma do piso do primeiro andar do educandário.

As Emefs Olavo Bilac, em Linha Berlim, e Bandeirantes, em Linha Frank, receberam trocas de telhado. Já na Emef Rio Branco, em Linha Paissandu, será feito o recuo da entrada, visando melhorar o acesso e a organização do espaço escolar.


Westfália realiza obras na Emef Vila Schmidt / Crédito: Leandro Hamester – AI Westfália

Qualidade do ensino

Em Paverama, o planejamento para o ano letivo de 2026 é marcado pelo crescimento no número de alunos e pela busca de manter a qualidade do ensino. O município encerrou 2025 com 1.008 estudantes e já contabiliza quase 1.100 matrículas para 2026, o que exige constante reorganização da rede.

A distribuição do quadro de professores ocorre conforme a demanda: a Educação Infantil e o Ensino Fundamental I contam com docentes concursados, enquanto o Ensino Fundamental II ainda enfrenta carência em áreas específicas, em razão de professores efetivos que atuam em cargos de direção.

Os professores retornam às atividades no dia 10 de fevereiro e o início das aulas para os alunos está previsto para 18 de fevereiro.

Outro ponto de atenção é o transporte escolar, que passa por um processo de reorganização, com revisão de rotas, tempos de deslocamento, acompanhamento dos serviços e reforço na manutenção preventiva da frota.

Na área de infraestrutura, a Proinfância Casa da Criança, no Centro, e a Emei Pingo de Gente, na Cidade Baixa, devem receber melhorias nas cozinhas. Também foi realizado o conserto do acesso e do pátio da Emei Pequeno Mundo, em Posses, com concretagem, além do andamento do processo de ampliação de uma das Emeis, visando atender a crescente demanda por vagas.

Em Poço das Antas, as escolas municipais retomaram o atendimento do contraturno em 22 de janeiro, acolhendo alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental na Emei Espaço da Criança e na Emef Leo Pedro Schneider.

O início oficial do ano letivo da rede municipal está previsto para o dia 18 de fevereiro, com programação especial de recepção aos estudantes. Antes disso, os professores retornam para formações e planejamento. Durante o atendimento do contraturno, as escolas permanecem abertas das 6h20 às 18h, garantindo suporte contínuo às famílias.

Já em Boa Vista do Sul há investimentos em formação e capacitação para os profissionais ligados à educação, abrangendo equipes da secretaria, atendentes, auxiliares, merendeiras e professores.

Com o aumento de alunos, o quadro de professores está completo para acolher as crianças e jovens. O calendário escolar prevê o início das aulas para os estudantes no dia 18 de fevereiro de 2026. Já os professores retornaram nessa quarta-feira. A semana será destinada a formações, planejamento pedagógico e ajustes organizacionais necessários para o bom andamento do ano letivo.

Além disso, ao longo de 2025 foram realizadas melhorias na Emei Sementinhas do Bem e na Emef Duque de Caxias, incluindo a revitalização dos pátios, aquisição de novos playgrounds e lousas.

Por fim, a possibilidade de ampliação da Emef Duque de Caxias segue na pauta da administração municipal, com o projeto em fase de análise técnica, levantamento de dados e estudos orçamentários. As etapas são essenciais para avaliar a viabilidade, o planejamento e sua futura execução.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui