Liga Feminina de Combate ao Câncer de Paverama realiza coquetel beneficente

82
Crédito: Divulgação

Um sonho que ficou anos no papel começa, finalmente, a ganhar forma em Paverama. A Liga Feminina de Combate ao Câncer do município realiza, no próximo dia 21 de fevereiro, o seu primeiro coquetel beneficente. O evento marca oficialmente o início das atividades da entidade, que nasceu de fato no fim de 2025 com o propósito de acolher não apenas pacientes oncológicos, mas também suas famílias.

A Liga é presidida por Eliana Amaral, agente comunitária de Saúde do município. Segundo ela, a ideia de criar a entidade começou a ser construída há cerca de sete anos, a partir da vivência diária das agentes de Saúde com as famílias paveramenses. “Estamos diretamente com as famílias, vemos coisas que, muitas vezes, ninguém mais vê. Cada caso de câncer é diferente, cada família tem uma necessidade especial”, explica.

Com o apoio da gestão municipal, a Liga conseguiu avançar na formalização, estruturar uma diretoria e obter CNPJ. Eliana destaca que, apesar de a rede pública de Saúde oferecer acompanhamento médico e multiprofissional ao paciente oncológico, há uma lacuna importante no cuidado com os familiares. “Muitas vezes, alguém precisa parar de trabalhar para cuidar do pai ou da mãe. O desgaste é físico, emocional e financeiro. A gente precisa cuidar de quem cuida”, ressalta.

O cenário no município também preocupa. Conforme a presidente da entidade, nos últimos anos, o número de casos de câncer em Paverama triplicou. Atualmente, mais de 100 pacientes estão em acompanhamento oncológico no município, já que, mesmo após a realização de cirurgia e retirada da lesão, o protocolo exige acompanhamento médico por um período mínimo de 5 anos.

Eliana ressalta ainda que parte desse aumento está relacionado ao crescimento dos diagnósticos de câncer de pele, resultado direto das campanhas de conscientização e da busca ativa por pacientes com lesões suspeitas, o que contribui para a detecção precoce da doença.
Por isso, além do acolhimento, a Liga também atua fortemente na prevenção e incentiva exames de rotina, como mamografia, preventivos ginecológicos e exames de próstata. “A prevenção precisa virar rotina. Quando a pessoa procura ajuda tarde demais, muitas vezes já não é mais possível prevenir”, alerta.

O 1º Coquetel Beneficente acontece no Centro Evangélico de Paverama, a partir das 19h, com performances culturais, apresentação oficial da Liga e, na sequência, um café colonial. O valor do cartão é de R$ 50 e há 400 vagas disponíveis. Os ingressos podem ser adquiridos com os integrantes da Liga, na prefeitura ou no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Paverama até o dia 18 de fevereiro. Não haverá venda no dia do evento.

Toda a arrecadação será destinada à formação de um fundo financeiro para dar suporte às ações da entidade. Atualmente, a Liga conta com parcerias voluntárias, como contador, advogado – que também prestará auxílio jurídico aos pacientes -, além de farmácias e supermercados do município, que auxiliam com medicamentos e apoio financeiro às famílias, conforme a necessidade de cada caso.

Eliana reforça que a Liga ainda está no início da caminhada. “Estamos engatinhando, aprendendo e pedindo ajuda. O objetivo é caminhar junto com outras ligas e construir uma rede de proteção para as famílias dos nossos pacientes”, afirma.

Empresas, entidades e pessoas físicas interessadas em contribuir ou obter mais informações podem entrar em contato diretamente com a presidente da Liga, Eliana Amaral, pelo telefone (51) 9 8610-876. “Queremos abraçar com a prevenção, não com a doença. Chegar antes, para evitar o sofrimento. Esse é o nosso maior objetivo”, finaliza a presidente.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui