A Universidade do Vale do Taquari (Univates) iniciou as atividades de 2026 do projeto Alfabeletrando – modalidade Docente, em parceria com os municípios de Sério, Coqueiro Baixo e Paverama. As atividades já começaram com encontros presenciais na Univates nos dias 9, 10 e 12.
A proposta tem como foco a formação continuada de professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, capacitando-os para atuar como multiplicadores em suas redes de ensino.
O projeto Alfabeletrando surgiu entre 2022 e 2024, com foco na recomposição das aprendizagens afetadas pela pandemia, especialmente nas áreas de leitura, escrita e matemática. A partir da experiência acumulada, foram criadas novas vertentes, como o Alfabeletrando – Letras e Números e o Alfabeletrando Docente.
Em 2026, a formação está organizada em três áreas: linguagem, matemática e ciência da computação, esta última alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que prevê o desenvolvimento do pensamento computacional desde os anos iniciais. Ao final do ciclo, apresentarão suas experiências em um painel de boas práticas, promovendo a troca de vivências e a sistematização das metodologias aplicadas.


