A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Gomes Freire de Andrade alterou os horários do Ensino Fundamental e Ensino Médio, especialmente no turno da tarde. A mudança ocorre devido a suspensão do turno inverso, período em que os estudantes frequentavam a escola no turno contrário uma vez por semana. Outro motivo foi o aumento no número de alunos, especialmente do Bairro Canabarro.
No Ensino Fundamental, o horário da manhã permanece o mesmo, das 7h10 às 11h30. No período da tarde, o horário passa a ser das 13h20 às 17h40, com início 10 minutos mais tarde.
No Ensino Médio, os estudantes ficarão uma hora a mais na escola. Pela manhã, as aulas serão das 7h10 às 12h20 e, à tarde, das 13h20 às 18h30.
De acordo com a diretora Aline Stacke, o Ensino Fundamental inicia junto com o Ensino Médio à tarde para evitar mais de um horário de entrada e facilitar a organização.
No turno da noite, os horários variam durante a semana. Na segunda-feira, as aulas começam às 18h45 e seguem até as 23h05. No restante da semana, serão das 19h35 às 23h05. Nas segundas-feiras, o primeiro período noturno será on-line. Nos demais dias, os dois primeiros períodos serão remotos.
A mudança não é novidade na Rede Estadual. “Iniciamos o ano letivo sem turno inverso no Ensino Médio, o que amplia cada turno em uma hora-aula, como já acontece nas demais escolas públicas estaduais”, explica a diretora Aline.
Realidade dos estudantes
A aluna Isabella Yasmim Tischer Brune (16) comenta sobre os horários. “Muitos alunos trabalham, fica um pouco complicado. Eu, por exemplo, chego quase de noite em casa”, explica.
Já Júlia Jacobs da Silva (17) estuda de tarde e comenta que, às vezes, ainda encontra pessoas do turno da manhã. Mas destaca que “não é culpa da escola” e que até os professores são afetados com os novos horários. “Na teoria, deveria ser melhor, mas acaba que todos os dias parecem turno inverso”, pontua Júlia.
Em relação ao transporte escolar, os roteiros estão sendo reorganizados, mas a diretora garante que todos os alunos serão atendidos. “O transporte é analisado com muita atenção para procurar atender as demandas. O aluno não ficará sem transporte, no entanto, terá que se readequar ao novo modelo”, disse.
A escola também divulgou que os roteiros permanecem praticamente iguais ao ano passado. Entretanto, foi criado um novo roteiro para estudantes da Vila Arco Íris, Centro e Posses – o ônibus letra M.
Embora os horários tragam desafios iniciais, a tendência é que a rotina se estabilize e a comunidade escolar se adapte à nova realidade.


