O Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, permanece entre os oito melhores hospitais do Rio Grande do Sul, segundo ranking anual divulgado pela revista norte-americana Newsweek. Esta é a sexta vez consecutiva que a instituição aparece entre os destaques nacionais.
No levantamento de 2026, o HBB ocupa a 70ª posição entre os melhores hospitais do Brasil e a oitava colocação no Estado. A instituição é filantrópica e está localizada em um município com menos de 100 mil habitantes.
De acordo com o presidente do hospital, o médico Marcos Frank, a meta é tornar o HBB o principal hospital do interior do Rio Grande do Sul. “Temos duas cidades à nossa frente, apenas Caxias do Sul, com dois hospitais, e Passo Fundo, com um. Neste ano, o de Passo Fundo recebeu 0,01 ponto a mais. Estamos nos aproximando de nosso objetivo”, analisa.
Um dos destaques da edição atual é a inclusão do indicador Medidas de Resultados Relatados pelo Paciente (PROMs), que considera a percepção do paciente após a alta hospitalar. No Rio Grande do Sul, apenas dois hospitais foram avaliados nesse critério: o Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre, e o HBB.
O levantamento contempla hospitais de 30 países, entre eles Estados Unidos, Alemanha, Japão, França, Reino Unido, Brasil, Canadá, Austrália e México.


