1º Encontro Municipal do Dia do Idoso de Teutônia aborda como viver bem na melhor idade

768
Cerca de 200 pessoas participaram do encontro no Canabarrense / Crédito: Divulgação

O Dia Mundial do Idoso é celebrado em 1° de outubro. Em comemoração, o Conselho Municipal do Idoso de Teutônia promoveu o 1° Encontro Envelhecer com Qualidade na segunda-feira (7/10). Mais de 200 pessoas participaram da atividade, realizada no Grêmio Recreativo Canabarrense. O encontro teve o apoio do Cras, Creas, Secretaria de Assistência Social e da Prefeitura de Teutônia.

O Conselho reúne representantes do governo e entidades civis para proteger a população idosa e fazer valer todos os aspectos legais, como o Estatuto do Idoso. A presidente do Conselho, Margrit Grave, comenta a importância do evento. “Falar sobre idosos é necessário, a sociedade está envelhecendo e temos essa preocupação de trazer falas e informações para o idoso e para a comunidade sobre o envelhecimento, a longevidade”, afirma.

A programação da tarde incluiu a palestra “Viver bem na melhor idade! O que é preciso?”, com a assistente social Clari Pesseto e a psicóloga Patrícia Becker. As crianças do Creas e o grupo do Caps também fizeram uma apresentação musical, sob a coordenação do professor Anderson Mallmann.

Houve ainda um momento de confraternização com lanche, conversa e descontração com a professora Ângela, coordenadora dos grupos Feliz Idade. O público pode se exercitar, cantar e dançar. 

Clari explica que o tema foi escolhido para sensibilizar a comunidade sobre o envelhecimento e a necessidade de proteger e cuidar da segurança dos direitos da pessoa idosa. A reunião também tratou sobre a importância da socialização nessa idade, de estar incluído em um coletivo e sobre os desafios do mercado de trabalho para os idosos.

Direitos

Um dos temas tratados no encontro foi a violência contra a pessoa idosa, que inclui violações físicas, psicológicas, patrimoniais, sexuais, abandono e discriminação. Clari relata o aumento de ocorrências desse tipo no município. Segundo ela, houve um aumento de 50% em relação ao ano passado. Só em setembro, foram 10 idosos atendidos.

Para denunciar estas situações, é possível utilizar o Disque 100 ou o próprio Creas de Teutônia, pelo (51) 3762-8377. O Conselho também aceita e recebe as denúncias. Em caso de violação de direitos, o idoso deve se dirigir a um desses serviços. 

Em Teutônia, há cerca de 250 idosos institucionalizados (residentes em lares) e mais de 3.000 pessoas em grupos da melhor idade. Os lares passam por fiscalização frequente do Conselho, os quais não possuem registros de maus-tratos ou violência. 

- publicidade -