Paralisado, Micael Dutra segue em busca de qualidade de vida

77
Bom-retirense busca auxílio para pagar medicamentos e a reabilitação - Crédito: Arquivo pessoal / Divulgação

O bom-retirense Micael Junior Dutra (28) teve sua vida virada de ponta-cabeça em julho de 2024. Após ser diagnosticado com meningite e mielite transversa – inflamação que atinge a medula espinhal -, ele perdeu totalmente os movimentos do peito para baixo.

Antes do diagnóstico, Micael era uma pessoa 100% ativa, trabalhava e morava sozinho. Agora, por necessitar de cuidados básicos do dia a dia, voltou a morar com a mãe e o padrasto, mas a casa não oferece a acessibilidade necessária. Hoje, ele depende completamente da mãe para tarefas diárias, como alimentação, banho e troca de fralda. A carência por espaço e impossibilidade de chegar ao banheiro faz com que ele precise tomar banho na cama, na qual passa 24 horas deitado.

A comunidade ajuda da forma que é possível, com ações como a construção de uma rampa de acesso à casa e adquisição de uma cadeira motorizada. Desde julho, ele consegue se mover fora de casa. Porém, a limitação do espaço dentro dos cômodos impossibilita o uso regular.

Medicamentos e fraldas também são por conta da família. Micael faz uso de 10 remédios por dia para controlar os efeitos da doença e sintomas relacionados.

Em um apelo por ajuda, ele busca apoio da comunidade. “Eu gostaria de ter o mínimo de conforto possível na minha atual situação. E sozinho eu sei que é impossível”, desabafa.

Para que ele possa ter uma vida com mais qualidade e bem-estar, foram organizadas várias campanhas de arrecadação de fundos. “Começou para adptar a casa e ajudar no custo de medicamentos”, disse Micael. No entanto, com a repercussão do caso, a prefeitura se dispôs a ajudar e deu início à reforma do banheiro e do quarto nesta terça-feira (9/9).

Agora, o foco de Micael é o pagamento dos medicamentos e a reabilitação, que faz três vezes por semana através de convênio da administração municipal.

O pix solidário foi criado para receber doações. Entre outras ações, uma rifa com prêmios diversos é vendida a R$ 5 cada número e, no dia 11 de outubro, será realizado um bingo solidário. O telefone para contato com Micael é (51) 99117-5987. Após fazer o pix, é preciso enviar o comprovante via WhatsApp ou Instagram para que seja possível registrar os números.

O que é

A mielite transversa (MT) é uma condição neurológica rara que causa inflamação na medula espinhal, danificando a mielina (revestimento isolante dos nervos) e interrompendo a comunicação entre o cérebro e o resto do corpo.
A doença é autoimune, o que reduz as chances de reversão das sequelas. No entanto, Micael mantém a esperança.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui