Só falta sanção do governador para Comarca de Teutônia ser elevada para entrância intermediária

A elevação de entrância inicial para intermediária representa a agilização nas tramitações de processos jurídicos da população das cinco cidades da Comarca de Teutônia. Lajeado subiu de nível intermediário para Entrância Final.

202
Comarca de Teutônia aguarda último ato de projeto iniciado há 2 anos e meio / Crédito: Arquivo FP

A Assembleia Legislativa aprovou o projeto de Lei que Complementar 324 2025, da Procuradoria-Geral de Justiça, na terça-feira (28/10). Com 48 votos favoráveis, seis comarcas foram promovidas de Entrância Inicial para Intermediária e sete comarcas de Entrância Intermediária para Final. A proposição do Ministério Público iguala a proposta aprovada pelo Tribunal de Justiça (TJ/RS), com as mesmas elevações de nível.

Passam de entrância inicial para intermediária, as comarcas de: Guaporé, Igrejinha, Nova Prata, Portão, Tenente Portela e Teutônia.

As comarcas que sobem de entrância intermediária para a entrância final são: Alvorada, Bento Gonçalves, Ijuí, Lajeado, Santa Rosa, Tramandaí e Vacaria.

O governador Eduardo Leite deve sancionar, na próxima semana, a elevação da Comarca de Teutônia para entrância intermediária. O resultado em Teutônia ocorre cerca de 2 anos e 7 meses desde a primeira solicitação (veja Linha do Tempo abaixo).

Para o promotor de Justiça de Teutônia, André Prediger, a elevação de entrância é muito importante. “Permite que novas varas judiciais e novas promotorias de justiça sejam criadas, sendo, portanto, lotados aqui mais juízes, mais promotores e mais servidores. Tudo isso terá como consequência uma maior agilidade nos processos, porque essa grande quantidade de processos que Teutônia tem, e não é por nada que foi elevada”, expõem.

A juíza da 2ª Vara da Comarca de Teutônia, Patrícia Stelmar Netto, já sustentava em 2023 que o Município tinha a real possibilidade e necessidade de galgar novos planos, desafios e metas. “Temos a certeza que podemos”, disse ao lembrar dos 20 mil processos em tramitação nas duas varas. “É uma oportunidade ímpar de elevar a comarca”, comentou à época.

As galerias da Assembleia Legislativa receberam presença maciça de servidores do Judiciário, porque a elevação de entrância significa um passo à frente na carreira de todos membros e servidores do Ministério Público e do Poder Judiciário. “E é muito interessante a gente poder dar esse passo à frente ficando no lugar que está, não precisando sair. Os profissionais da região podem ficar e progredir na carreira. Isso para a comunidade também é muito interessante – manter os promotores e os juízes aqui”, explica Prediger.

A Comarca de Teutônia atende as cidades de Teutônia, Poço das Antas, Westfália, Imigrante e Paverama. A elevação de entrância permite a criação de mais varas e novas promotorias para dividir o trabalho.

Atualmente, dois juízes estão lotados no Fórum: 1ª vara, juiz Luís Gustavo Negri Garcia; 2ª vara, juíza Patrícia Stelmar Netto. No Ministério Público há dois promotores também: 1ª promotoria, André Eduardo Schroeder Prediger; 2ª promotoria, Paulo Adair Manjabosco.

“Esses números possam ser divididos por talvez mais um ou dois juízes, mais um ou dois promotores e com todo o staff que vem junto – assessoria, gabinete, estagiários, etc. Isso para a comunidade é muito interessante, porque vai dar uma dinamicidade muito maior e agilidade nos processos. É o que todos pretendem. Tem um ditado que diz que justiça que demora não é justa, e eu concordo inteiramente com isso”, reforça Prediger.

O promotor considera a estrutura em Teutônia muito boa, os profissionais muito bons. “É uma ilha em meio a tudo o que eu conheço em volta. Mas ainda dá para melhorar. Então, a ideia é essa”, comenta.

Saiba mais

O primeiro passo para esta elevação de entrância foi dado no dia 4 abril de 2023, quando uma comitiva formada por lideranças dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário dos cinco municípios da Comarca de Teutônia teve audiência com o corregedor-geral de Justiça do TJ/RS, o desembargador Giovanni Conti. O grupo formalizou o pedido para elevar a entrância da Comarca de Inicial para Intermediária, no auditório do Tribunal de Justiça, em Porto Alegre.

O corregedor Giovanni Conti sinalizou positivamente para o avanço. “Teutônia tem todos os requisitos e tem grande possibilidade de subir de entrância”, avaliou. Afinal que é elevação de entrância? Esta foi a pergunta respondida pela Folha Popular em 15 de abril de 2023.

Em sessão realizada no dia 30 de janeiro de 2024, o Conselho da Magistratura (Comag) do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) aprovou o encaminhamento ao Poder Legislativo de anteprojeto de lei que eleva a entrância das comarcas de nove municípios, dentre os quais estava Teutônia.

Em 28 de outubro de 2025, a Assembleia Legislativa aprovou o projeto de Lei. Por fim, aguarda-se a sanção de Eduardo Leite. Depois vem a implementação.

Linha do Tempo

* 4 de abril de 2023 – Comitiva pede ao TJ a elevação de entrância da Comarca de Teutônia.
* 30 de janeiro de 2024 – Tribunal de Justiça aprova encaminhamento do projeto para a Assembleia.
* 28 de outubro de 2025 – Assembleia Legislativa aprova elevação de entrância.
* A definir – Agora, falta a sanção do governador Eduardo Leite.
* Implementação da Entrância Intermediária e suas evoluções.

Servidores do Judiciário acompanharam as votações das galerias do Plenário 20 de Setembro // Crédito: Marcelo Oliveira / Divulgação AL/RS
- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui