Novo quartel do Corpo de Bombeiros de Lajeado será inaugurado no dia 13 de março

836
O novo espaço já está sendo utilizado pelo Corpo de Bombeiros de Lajeado / Crédito: Maiara Rovêa / Divulgação

O novo quartel do Corpo de Bombeiros de Lajeado será inaugurado no dia 13 de março, às 10h. Localizado na Rua Nicolau Junges, no Bairro Montanha, o novo espaço conta com instalações modernas e amplas. O prédio foi construído com recursos do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom), que destinou cerca de R$ 1,3 milhão para a edificação, que possui área total de 1.036 m², divididos em sala de operações, sala de atendimento, local de espera, sala de análise de projetos, administrativo, arquivo, alojamento feminino e masculino, sala de reuniões, apartamento, auditório para 70 pessoas, cozinha/refeitório, copa, academia, sala de estar, garagem de caminhões e veículos.

O novo espaço já está sendo utilizado pelo Corpo de Bombeiros de Lajeado, que atende 25 municípios da região. O local, que foi escolhido pela corporação, tem fácil acesso à BR-386 e à ERS-130. Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros de Lajeado, Valdinei Rosa, o novo quartel atende às necessidades físicas da corporação no que se refere ao acondicionamento de materiais, equipamentos e viaturas, além de espaços destinados a treinamentos físicos, aprimoramento técnico e palestras, ao setor administrativo e de prevenção, onde as instalações foram projetadas de modo a atender à demanda da área de atuação da corporação.

O terreno onde está localizado o quartel é uma área de propriedade do município, cujo direito de uso foi concedido ao Corpo de Bombeiros de Lajeado por meio da Lei 10.339, de 06 de janeiro de 2017. A Prefeitura foi responsável pela preparação do terreno, elaboração do projeto arquitetônico e hidráulico, a cargo da Secretaria do Planejamento e Urbanismo (Seplan), e pela licitação que viabilizou a construção, conduzida pela equipe de Compras do município. Além disso, a fiscalização da obra foi feita pela Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Seosp). Já os projetos complementares foram realizados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Lajeado (CREA), por meio das empresas Privilège Engenharia e Construções e Lohmann Engenharia.

Instalações foram projetadas de modo a atender à demanda da área de atuação da corporação / Crédito: Maiara Rovêa / Divulgação
- publicidade -