Cerca de 300 pessoas participaram na quarta-feira (17/10), da 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Entidades, autoridades e alunos de projetos da Prefeitura de Lajeado, de escolas da rede municipal, estadual e privada do município estiveram reunidos durante todo o dia para discutir os direitos das crianças e dos adolescentes. No evento, foram definidos os quatro delegados que representarão o município no evento estadual em 2019.
Realizado pela Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), a abertura do evento contou com a participação do prefeito Marcelo Caumo, do promotor Dr. Sérgio da Fonseca Diefenbach, da presidente do COMDICA Ana Paula Ely, da secretária executiva do COMDICA, Céci Maria Rodrigues Gerlach, da coordenadora do Conselho Tutelar de Lajeado, Maria Aparecida Leivas Müller, 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, Jéssica Thaís Herrera, e da titular da 3ª Coordenadoria Regional de Educação, Greicy Weschenfelder,
Com o tema central em “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, o objetivo do evento foi avaliar a política pública municipal dos direitos da criança e do adolescente, propor melhorias e eleger os delegados.
“Todas as escolas abraçaram essa proposta da Conferência, que é um momento de discussão e de avaliação. O tema é amplo, mas fala sobre coisas que precisam ser debatidas, como a proteção integral, a diversidade e o enfrentamento à violência que tanto a gente vê. Hoje é um dia para a gente propor e avaliar”, disse a presidente do COMDICA, Ana Paula Ely.
“Queremos avançar mais! Queremos trazer novos parceiros para essa grande comunidade, incluir novas secretarias para que as oportunidades das nossas crianças e adolescentes sejam as melhores possíveis. Com isso, será possível fazer a grande transformação que todos queremos”, disse o prefeito Marcelo Caumo.
O evento seguiu com palestra temática, ministrada pelo promotor Dr. Sérgio da Fonseca Diefenbach e pela adolescente Thueicy Luisy Fleck Duarte Soares, do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco e participante do projeto do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), e contou também com a participação do psicólogo do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) Sérgio Pezzi, da doutora em Ciências Sociais Naiara Dal Molin Medeiros, do historiador Jandiro Koch. Durante a palestra, houve apresentação musical e de contos.
Além da palestra, o evento contou com apresentações culturais das bandas do CRAS e da Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Também foi realizada uma apresentação artística pelo CTG Tropilha Farrapa e do grupo indígena Kaingang. À tarde, foi a vez de discussões nos grupos de trabalho, quando foram feitas as propostas da conferência, com apresentação e votação. Também foram escolhidos os delegados.
O evento contou com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Unimed, CTG Troupilha Farrapa e EMATER.
Os delegados escolhidos representantes de cada entidade e seus suplentes:
Conselho Tutelar – Maria Aparecida Leivas Müller e Ana Luísa Schwertner
Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Ana Paula Ely e Daniane D’Agostino
Crianças e adolescentes – Nicole Schossler (Escola Erico Verissimo) e João Guilherme Remonti (Colégio Evangélico Alberto Torres)
Rede de atendimento – Angélica Nascimento de Castro e Patrícia Ana Müller