Hospital de Bom Retiro do Sul terá gestão municipalizada

635
Crédito da foto: Divulgação

Nesta terça-feira (22/06), ocorreu na Sede da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), uma reunião entre a coordenação e técnicos da Regional, com a equipe diretiva do Hospital Sant’Ana de Bom Retiro do Sul e os representantes do Executivo Municipal. No encontro deu-se por finalizado o processo de transição da gestão plena financeira da instituição de saúde do Estado para o Município.

A partir do do mês de julho de 2021, a Secretaria Municipal de Saúde será responsável pela gestão dos recursos públicos e convênios do Hospital. Além do coordenador adjunto Ederson da Rocha, a coordenadoria foi representada pelos especialistas em saúde, Fabrícia Hosig, Glademir Schwingel, Alanna Drescher, Álvaro Junqueira e Scheila Birkholz. Do município participaram o secretário de Saúde, Paulo Marmitt e a coordenadora de projetos, Samira Silva. Por parte do Hospital estavam as diretoras Simone Diedrich e Tatiana Meirelles, além da freira Irma Siviero, conhecida religiosamente como Irmã Nívea.

Na região da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), além do Pronto Atendimento de São José do Herval que tem os contratos gerenciados pela Secretaria Estadual da Saúde, apenas dois hospitais ainda não foram municipalizados, que são: Roca Sales (já em processo de aprovação da transição) e Dois Lajeados (em fase de discussão). O coordenador regional adjunto defende a municipalização das gestões financeiras dos hospitais. “A possibilidade de melhor acesso a programas do Ministério da Saúde, assim como aumento da possibilidade de custeio e investimentos por parte do município, ampliam e qualificam os atendimentos à população, por meio do SUS, quando a gestão é municipal”, destaca Ederson.

- publicidade -