1º Encontro Setorial Mulheres na Cultura de Bom Retiro do Sul homenageia Dalva Rocha de Souza

Evento foi realizado na sexta-feira (11/3)

475
Martinha, Dalva e Lene / Crédito da foto: Divulgação

A história cultural das mulheres de Bom Retiro do Sul está sendo homenageada neste mês de março, com o objetivo de valorizar e manter viva as tradições, valores e principalmente a esperança em um futuro melhor.

Através da Secretaria de Educação e Cultura e da Coordenadoria de Cultura, foi realizado na sexta-feira (11/3), o 1º Encontro Setorial Mulheres na Cultura. Um seleto grupo de mulheres representou a memória e
a história de todas, levando adiante a sabedoria dos antepassados, passando para seus filhos e sua comunidade uma herança imaterial e de valor inestimável.

“Estas mulheres, cada uma em sua atuação, são mestras na arte de ouvir, de incentivar e colocar sua energia a serviço da nossa cultura, tornando o mundo a sua volta um lugar mais agradável e belo”, destacou Lene Petry, Coordenadora de Cultura.

Encontro Setorial Mestre Sabedor da Cultura Popular /
Crédito da foto: Divulgação

No encontro, uma roda de conversa abordou sobre as “Trajetórias das Mulheres na Cultura em Bom Retiro do Sul”, com mapeamento de artistas locais; relatos de experiências culturais; panorama da cultura no
município e projetos que possam ser desenvolvidos para agregar o setor Mulheres na Cultura de Bom Retiro do Sul.

Por fim, foi feita a homenagem a professora Dalva Rocha de Souza, como Mestra Sabedora da Cultura Popular de Bom Retiro do Sul. Dalva Rocha de Souza recebeu o título pela sua inestimável contribuição na trajetória educacional e cultural do município.

Trajetória Cultural

Dalva Rocha de Souza nasceu em 02 de julho de 1942, e possui uma grande trajetória na vida cultural de Bom Retiro do Sul.

Dedicou sua vida à memória histórica de nosso município como pesquisadora e importante incentivadora da área cultural. Uma mulher à frente do seu tempo, professora, historiadora, foi Secretária Municipal
de Educação e Cultura, fundadora da Associação Cultural, criou a Casa de Cultura e o Museu Municipal.

Grande amante da Cultura Gaúcha, foi idealizadora do memorial do CTG Querência da Amizade, foi homenageada como “Mulher Tradicionalista Querenciana”. No período em que foi secretária, tornou a Semana Farroupilha como um evento municipal, realizado no CTG. Recentemente, conquistou o prêmio “Trajetórias Culturais do RS”, sendo uma das principais referências da cultura popular.

- publicidade -