“Nós não vendemos a nossa indústria de laticínios”, reforça presidente da Languiru

A cooperativa entregará 350 mil litros de leite por dia para a Lactalis.

1237
Indústria de laticínios da Languiru, instalada em Teutônia. Créditos: Leandro Augusto Hamester/AI Languiru

Conforme anunciado nesta terça-feira (15/3), a Cooperativa Languiru firmou parceria com a empresa Lactalis do Brasil, sediada no Bairro Alesgut. O contrato faz parte da nova etapa do programa de reestruturação da Languiru, visando ações específicas no enfrentamento às dificuldades e a manutenção de atividades do quadro social.

Após o anúncio, surgiram comentários de que a Languiru estaria vendendo a galinha dos ovos de ouro. O presidente Dirceu Bayer, no entanto, contrapõe: “Nós não vendemos a nossa indústria de laticínios. Continuaremos operando, e maquinários obsoletos poderão ser negociados com a própria Lactalis e outras empresas”, explica.

Segundo Bayer, a cadeia leiteira possui enorme importância econômica e social na área de atuação da Languiru. “Com a união de forças, estamos garantindo a continuidade das atividades nesse segmento, uma maneira estratégica de mantermos os pagamentos com associados e transportadores em dia, além de seguirmos com a marca Languiru, reconhecida pela sua qualidade”, pontua.

Números

A Lactalis passa a envazar, inicialmente, o leite UHT (Longa Vida) e, futuramente, abre a possibilidade de fabricação de outros produtos do mix lácteo da marca Languiru, otimizando sua capacidade industrial. Já a indústria de laticínios da cooperativa segue com a produção de derivados, como bebidas lácteas, iogurtes e doce de leite. Com o ganho de produção na indústria, a Lactalis também deve absorver parte da mão de obra da unidade da Languiru.

As 925 propriedades de 1.230 associados da Languiru passam a fornecer, em média, 350 mil litros de leite diariamente à Lactalis, considerando a oscilação ao longo do ano pelo período de entressafra. O restante do volume segue sendo industrializado pela Languiru.

A parceria ainda fortalece o trabalho de assistência técnica no campo, com foco na qualidade e produtividade dos associados – inclusive, o pagamento dos produtores seguirá a cargo da Languiru. Ao mesmo tempo, estende benefícios de compra de insumos nas unidades de Agrocenter e fábrica de rações aos produtores da Lactalis.

Também está em andamento a oferta de cartão-convênio que beneficia os empregados da Lactalis da região para compras nas unidades de varejo da cooperativa, como supermercados, lojas Agrocenter e farmácias.

Reunião com líderes e associados

A Cooperativa Languiru reunirá, nesta sexta-feira (17/3), líderes de núcleo e associados, em Teutônia. Na oportunidade, o presidente Dirceu Bayer e o vice-presidente Cesar Wilsmann, acompanhados dos demais membros dos Conselhos de Administração e Fiscal, darão detalhes sobre as negociações no segmento leite e as tratativas em andamento nas cadeias da avicultura e suinocultura.

“Enquanto em outras regiões produtores abandonam a atividade no campo, o foco principal da Languiru sempre foi a manutenção do seu associado. Todo esforço continua com esse objetivo – o associado é total prioridade no programa de reestruturação. A Languiru é forte, sustentou toda dificuldade do mercado até agora, está fazendo todo trabalho necessário para garantir uma produção consistente e sustentável”, conclui Bayer.

- publicidade -