Languiru e Lactalis firmam parceria de captação de leite no RS

A parceria garantirá o pagamento aos produtores e transportadores de leite da Languiru

12570
A parceria estabelecida permitirá que a Lactalis (e) e a Languiru trabalhem em regime de cooperação. Créditos: Paloma Griesang/Arquivo FP // Construtora Vincere/Reprodução

A Cooperativa Languiru e a Lactalis do Brasil firmaram parceria para potencializar a produção de lácteos no Rio Grande do Sul e ampliar a assistência aos produtores rurais gaúchos. Pelo acordo, a Languiru fornecerá à Lactalis, em um contrato de longo prazo, todo o volume de leite in natura de seus produtores rurais, em uma região estratégica, onde a produção é altamente qualificada.

A parceria garantirá o pagamento aos produtores e transportadores de leite e apoiará a Languiru em projetos que visem a melhoria da produtividade e qualidade no campo, em defesa da bacia leiteira local.

Na mesma linha, a parceria estabelecida permitirá que as empresas trabalhem em regime de cooperação para fortalecimento de seus programas de fomento: o Clube do Produtor Lactalis e o Agrocenter Languiru, buscando a ampliação da assistência técnica nas regiões de atuação da cooperativa.

O acordo contempla, também, a produção de lácteos pela Lactalis para a Languiru, otimizando os custos industriais para ambas as empresas e permitindo que a cooperativa tenha acesso a uma maior diversificação de portfólio. Nessa reestruturação, a Lactalis tentará absorver o maior número de colaboradores possíveis em suas atividades industriais de lácteos.

Por outro lado, os funcionários Lactalis da região terão acesso a um convênio firmado com os supermercados, farmácias e agrocenters da Languiru, fortalecendo os laços de parceria entre as empresas e valorizando a economia da comunidade local.

O presidente da Languiru, Dirceu Bayer, aponta que a parceria com a Lactalis faz parte do processo de reposicionamento da cooperativa. A proposta é garantir ainda mais dinamismo para as atividades de campo, colaborando para elevar a eficiência e a renda dos produtores. “Nosso projeto é garantir que a Languiru continue produzindo mais e melhor. Em conjunto com a Lactalis do Brasil, vamos reinvestir em nossa estrutura e assegurar a longevidade e o fortalecimento de uma produção que é forte e consolidada na região. Unidos, iremos trabalhar fortemente para recuperação de produtores e ampliação da bacia leiteira da cooperativa em suas diversas regiões de atuação”, completou.

Segundo o CEO da Lactalis no Brasil, Roosevelt Júnior, o acerto com a Languiru segue modelo exitoso já adotado pelo grupo em outras regiões do Brasil, a exemplo de parcerias com as Cooperativas CCPR, em Minas Gerais e Cativa, no Paraná. “Esse acordo fortalece a bacia leiteira gaúcha, e todos os lados saem ganhando. Vamos unir a experiência da Languiru no campo e a eficiência produtiva da Lactalis, que vem se somando a cooperativas no fomento à produção de lácteos nas principais regiões produtoras do Brasil”, ele comenta. Para Júnior, a ação contribui com os objetivos estratégicos do grupo no país, que busca constituir uma liderança responsável no mercado que ajude no contínuo processo de melhoria da produtividade e qualidade do leite no campo. Além disso, visa a manutenção de cooperativas fortes e representativas juntos aos produtores rurais.

Languiru

Fundada em 1955, a Cooperativa Languiru tem sede em Teutônia. Atua no setor de laticínios, aves, suínos, embutidos e rações, além de operações em supermercados, farmácias e postos de combustíveis. Atualmente, tem 6 mil associados, 3 mil colaboradores e gera cerca de 50 mil empregos indiretos.

Lactalis

A Lactalis é uma empresa familiar francesa criada em 1933 por André Besnier. O grupo é líder no mercado de lácteos, com presença industrial em 52 países, mais de 270 fábricas e 85.500 funcionários. Iniciou suas atividades no Brasil em 2014 com a aquisição da indústria de queijos da Balkis. Ampliou sua atuação em 2015, com a incorporação de ativos selecionados da LBR e Elebat e marcas como Elegê, Parmalat e Batavo. A Lactalis adquiriu, em 2019, a Itambé e, em 2021, a Confepar. A Lactalis do Brasil opera com as marcas Batavo, Président, Elegê, Cotochés, Poços de Caldas, Itambé e Parmalat. Atualmente, a Lactalis do Brasil é líder em captação de leite no Brasil, somando 2,5 bilhões de litros de leite/ano. Em constante expansão, mantém 21 unidades fabris espalhadas por oito estados (RS, SC, PR, MG, SP, PE, GO, RJ).

- publicidade -

2 COMENTÁRIOS

  1. Todos os dias quando acordamos demos de cara com nossa Ambição(1), bem ali ao nosso lado, martelando nossa cabeça. Então ao sairmos encontramos no lado de fora, ao lado da porta, em pé, dia ou noite, frio ou calor, sol ou chuva, o Trabalho(2), dizendo para ti, finalmente vamos sair. Então tu pegas com uma das mãos o Trabalho e com a outra a Ambição, surgindo assim como um passe de mágica as Oportunidades(3). O Trabalho hiperativo e tbm eufórico com a beleza das oportunidades, fica sem saber o que fazer, perguntando para ti, qual delas escolher? Então agora a Ambição se divide em duas (Boa ou Má), sendo uma decisão e responsabilização totalmente pessoal, surgindo assim os Valores(4). Estão a Ambição unida aos Valores diz para ti qual delas escolher. E saem os 7, agora unidos com a Força(6), pensando com o Conjunto(5), atrás dos Sonhos(8). Deixando presas no portão, implorando para ir juntas, as sedutoras Descilpas pra tudo, resultando em um 9 e dificultando a realização do 8. Oito este, infinito na vida de todos(as).

  2. Interessante!
    Pelo que está posto na curta matéria:
    O „reposicionamento“ é ótimo para a Lactalis, que ganha de graça e de bandeja uma bacia leiteira de primeiríssima linha!
    Razoável para os produtores cooperados, que têm a garantia de pagamento pelo leite in natura produzido!
    Altamente preocupante para a Languiru!
    Que efeito isso fazer sobre a montanha de dívidas e a sustentabilidade da Cooperativa?
    A Languiru vai perder em poder de negociação com seus credores!
    Um tiro no pé!

Comments are closed.