Saúde de Teutônia alcança nota 9,5 no Programa Previne Brasil

O programa avalia a Atenção Primária à Saúde de acordo com o desempenho em diferentes requisitos.

662
Crédito: AI Prefeitura de Teutônia /Divulgação

Teutônia alcançou a nota 9,5 no Programa Federal Previne Brasil, que avalia a Atenção Primária à Saúde de acordo com o desempenho em diferentes requisitos.

Segundo o Governo Municipal, essa é a maior nota dos últimos anos, representando o avanço nos serviços de saúde pública ofertados à população. No primeiro quadrimestre de 2021, a avaliação foi de 6,6. Já em 2022, no 1º quadrimestre o município alcançou 7,78. No 2º quadrimestre, chegou a 7,95 e, no último, 8,46. No primeiro quadrimestre deste ano, a nota alcançada foi 9,1.

A Administração Municipal considera como pontos decisivos para alcançar a nota: o aumento de profissionais e especialidades ofertadas na atenção primária, a intensificação dos cuidados com a prevenção, atendimento com mais agilidade e qualidade, trabalho das equipes, que têm atuado em horários diferenciados no turno da noite e aos sábados de manhã visando atender a população e ofertar serviços e exames preventivos, como a coleta de citopatológico e a vacinação, o que contribui para atingir as metas.

Em maio, o município ocupou a primeira posição entre os acima de 20 mil habitantes do Vale do Taquari e figurava na quarta posição no Estado, nesta mesma categoria, no que diz respeito ao primeiro quadrimestre de 2023.

Saiba mais

O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos.

Os atributos da APS são fortalecidos pelo Pagamento por Desempenho do Programa Previne Brasil, o que induz o aprimoramento dos processos de trabalho e a qualificação dos resultados em saúde, além de otimizar aspectos como periodicidade e método da avaliação.

Os indicadores do pagamento por desempenho considerados em 2023 foram:

1 – Proporção de gestantes com pelo menos 6 consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 12ª semana de gestação;

2 – Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV;

3 – Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado;

4 – Proporção de mulheres com coleta de cito patológico na APS;

5 – Proporção de crianças de 1 ano de idade com esquema vacinal completo;

6 – Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre;

7 – Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

- publicidade -