Teutônia alcança a maior nota no Programa Previne Brasil no Vale do Taquari

No Estado, Município ocupa a 4ª posição entre cidades acima de 20 mil habitantes.

299
Créditos: Divulgação

Teutônia alcançou a melhor nota de desempenho 9,1 no Programa Previne Brasil, que avalia a Atenção Primária à Saúde de acordo com o desempenho em diferentes requisitos.

O município ocupa a primeira posição entre os acima de 20 mil habitantes do Vale do Taquari e figura na quarta posição no Estado, nesta mesma categoria, no que diz respeito ao primeiro quadrimestre de 2023.

Esta é a maior nota dos últimos anos, tendo em vista que, no primeiro quadrimestre de 2021, a avaliação foi de 6,6. Já em 2022, no 1º quadrimestre a cidade alcançou 7,78, no 2º chegou a 7,95 e no último, alcançou 8,46.  

O Município destaca que a conquista se deve, em parte, às equipes, que têm trabalhado em horários diferenciados, no turno da noite e aos sábados de manhã, para atender a população e ofertar serviços e exames preventivos, como a coleta de cito patológico e a vacinação, o que contribui para atingir as metas. Somente nos primeiros quatro meses de 2023, foram realizados 1.114 exames de pré-câncer nos postos de saúde.

Previne Brasil

O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial somado a incentivos específicos.

Os atributos das APS são fortalecidos pelo Pagamento por Desempenho do Programa Previne Brasil, o que induz o aprimoramento dos processos de trabalho e a qualificação dos resultados em saúde, além de otimizar aspectos como periodicidade e método da avaliação.

Os indicadores do pagamento por desempenho considerados em 2023 foram:

1 – Proporção de gestantes com pelo menos 6 consultas pré-natal realizadas, sendo a 1ª até a 12ª semana de gestação.

2 – Proporção de gestantes com realização de exames para sífilis e HIV.

3 – Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado.

4 – Proporção de mulheres com coleta de cito patológico na APS.

5 – Proporção de crianças de 1 ano de idade com esquema vacinal completo.

6 – Proporção de pessoas com hipertensão, com consulta e pressão arterial aferida no semestre.

7 – Proporção de pessoas com diabetes, com consulta e hemoglobina glicada solicitada no semestre.

- publicidade -