A Administração Municipal de Imigrante informa que os dados colhidos pela estação meteorológica estão à disposição da comunidade. Instalado em fevereiro na Emef Arco-Íris, o equipamento possibilita o armazenamento de dados, além de prover dados próprios para o caso de decretos. A iniciativa tem a parceria da Emater/RS-Ascar. Os dados gerados são de livre acesso e estão disponíveis na internet através deste link.
A estação é capaz de medir temperatura e umidade relativa do ar, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento, radiação solar e chuva. “Um fator bem interessante que esta estação permite acompanhar é a evapotranspiração, que é o quanto de água evaporou durante o dia e é muito utilizada para o controle de sistemas de irrigação, por exemplo”, explica o responsável pela operacionalização do dispositivo, Frederico Wessel, que faz monitoramento meteorológico há mais de 15 anos.
Conforme o secretário de Agritultura do município, Gilnei Dahmer, o equipamento permite que os dados sejam armazenados. Além disso, agora o município possui registros próprios. “Temos como acompanhar o volume de chuva, comparar períodos e assim entender melhor o clima local. Para o caso de um decreto de emergência, que encaminhamos há algumas semanas, tivemos que buscar dados pluviométricos de Teutônia. Agora temos o volume de chuva que ocorre aqui”, disse Dahmer.
“Para a agricultura, ter informações sobre a situação do clima, temperatura, umidade e velocidade do vento permite planejar melhor a aplicação de defensivos. O cálculo de evapotranspiração também define a quantidade de água a irrigar. O histórico de temperatura e chuva permite verificar a condição de umidade de solo para plantio, situações de estiagem, entre outras informações e aplicações”, ressalta o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Maciel Budde.