Imigrante adquire estação meteorológica

Frederico Wessel será o responsável pela operacionalização do dispositivo.

463
Equipamento está localizado na Emei Arco-Íris. Créditos: Carlos Eduardo Schneider/AI Imigrante

A Administração Municipal de Imigrante investiu R$ 10 mil na compra e instalação de uma estação meteorológica na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Arco-Íris. Após ser validado, o aparelho possibilitará a coleta e o armazenamento de dados próprios para o caso de decretos, que serão de livre acesso e estarão à disposição na internet. A iniciativa tem a parceria da Emater/RS-Ascar.

A estação é da Marca Davis Instruments, modelo Vantage Pro 2 6152, capaz de medir temperatura e umidade relativa do ar, pressão atmosférica, velocidade e direção do vento, radiação solar e chuva. O responsável pela operacionalização do dispositivo, Frederico Wessel, explica que a estação permite acompanhar a evapotranspiração, que é o quanto de água evaporou durante o dia. “Isso é muito utilizado para o controle de sistemas de irrigação, por exemplo”, comenta.

Wessel faz monitoramentos meteorológicos há mais de 15 anos. “Comecei monitorando meu bairro e aos poucos fui expandido para mais áreas de Teutônia, sempre buscando analisar diferentes microclimas. Com o passar dos anos, distribuí o monitoramento também para outros municípios, como Poço das Antas e Westfália”, pontua.

Nos últimos anos, Wessel tem auxiliado outras instituições e empresas na aquisição e instalação de estações meteorológicas em várias cidades do RS, como Rolante, Gramado, São José dos Ausentes, Estrela e São Lourenço do Sul e, inclusive, em outros estados, principalmente na região Centro-Oeste.

Mais planejamento

Conforme o secretário da Agritultura, Gilnei Dahmer, com o armazenamento de dados e informações próprias, será possível acompanhar o volume de chuva, comparar períodos e entender melhor o clima local. “Para o caso de um decreto de emergência, que encaminhamos há algumas semanas, tivemos que buscar dados pluviométricos de Teutônia. Agora temos o volume de chuva que ocorre aqui”, diz.

Para o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Maciel Budde, informações sobre a situação do clima, temperatura, umidade e velocidade do vento podem ajudar a planejar melhor a aplicação de defensivos. “Podemos também calcular a evapotranspiração para definir a quantidade de água a irrigar e também planejar sistemas de irrigação”, sinaliza. Já com o histórico de temperatura e chuva é possível verificar a condição de umidade de solo para plantio, situações de estiagem, entre outras informações e aplicações.

- publicidade -