Bom Retiro do Sul deve ter lei municipal de transição

841
Eleitos já iniciaram tratativas com o governo atual / Crédito: Luciana Brune

O prefeito e vice eleitos de Bom Retiro do Sul, Celso Pazuch e Astor Ely, já iniciaram os preparativos para a transição de governo. Na semana passada, conversaram com o atual prefeito, Edmilson Busatto. No momento, tratam de formar a equipe que tomará conhecimento dos projetos em andamento e recursos disponíveis, entre outros.

Auxiliará o fato de Pazuch ter feito parte da gestão atual até pouco antes das eleições. “Fizemos parte da Administração; também fomos responsáveis por tudo o que aconteceu de bom ou não da melhor forma. Daremos andamento ao trabalho realizado e trabalharemos no que precisa ser melhorado”, afirmou.

Eles informaram também que está na Câmara de Vereadores um projeto de lei, construído com o atual governo, para estabelecer como se dará esta e as próximas transições de governo. Este é um

O PL nº 089/2024 institui a transição democrática do governo e dispõe sobre as formações de equipe de transição e o seu funcionamento, dando condições para que o sucessor receba dados e informações necessárias à implementação de seu programa de governo. Elas podem ser disponibilizadas antes do início do processo de transição.

Conforme o projeto, o processo de transição tem início após a proclamação do resultado oficial das eleições pela Justiça Eleitoral e deve encerrar com a posse do candidato eleito. O mesmo poderá indicar os membros de sua confiança para compor a equipe de transição, que terá plenos poderes para representá-lo. A equipe poderá ter acesso a convênios e contratos administrativos, dívida pública, relação de cargos e funções públicas, entre outros.

O projeto de lei está baixado no Legislativo e deve ser votado na próxima sessão ordinária, em 22 de outubro.

Assista à entrevista

CELSO PAZUCH

5.014 votos

64,68%

MAURO HAUSCHILD

2.738 votos

35,32%

Votos Válidos

7.752

Nulos

226

Em Branco

204

- publicidade -