A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (7/8), a Operação Curator Mendacus, que investiga um possível crime de estelionato contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação envolveu o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão nos municípios de Novo Hamburgo e Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
As investigações tiveram início após a denúncia de que o saldo de aproximadamente R$ 100 mil de um benefício de aposentadoria foi sacado indevidamente após a morte do segurado. O valor teria sido retirado por um suposto curador, cadastrado de forma fraudulenta no sistema do INSS.
Durante o inquérito, a Polícia Federal identificou que os dados foram inseridos por meio do portal “Meu INSS”, utilizando contas e dispositivos digitais de um indivíduo que reside na região metropolitana. O mesmo suspeito teria manipulado outros benefícios previdenciários em situações semelhantes.
A PF segue com a apuração para identificar todos os envolvidos no esquema e esclarecer o alcance do prejuízo aos cofres públicos.