Atendendo a uma solicitação antiga das educadoras, a Administração Municipal anunciou a reorganização do calendário de férias das Escolas Comunitárias de Educação Infantil (ECEIs). A nova proposta entrará em vigor no final deste ano letivo e prevê a divisão do recesso escolar em dois períodos:
Verão: de 29 de dezembro de 2025 a 17 de janeiro de 2026 (20 dias)
Inverno: de 21 a 30 de julho de 2026 (10 dias)
O retorno das atividades administrativas nas escolas está previsto para 19 de janeiro, com o retorno das crianças no dia 20. Já para 31 de julho de 2026, está programada a parada pedagógica, com as aulas retomando em 3 de agosto.
A mudança foi resultado de um processo de construção coletiva, amplamente debatido com as direções das APAECEIs, diretoras das 10 ECEIs do município, além de representantes da ACISAM (Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Arroio do Meio) e da CDL, que participaram em nome do setor produtivo. A decisão foi unânime e buscou equilibrar os aspectos pedagógicos, operacionais e familiares.
Para a secretária de Educação e Cultura, Naiara Regina Tres, a nova organização representa um avanço significativo. “Essa decisão foi planejada com foco no médio e longo prazo. Ela contribui para a valorização das educadoras e reduz a evasão para outras áreas, fortalecendo a permanência dessas profissionais nas escolas. Além disso, os períodos de férias são fundamentais para a manutenção, higienização e desinsetização dos ambientes escolares, promovendo mais segurança e qualidade para todos”, afirma.