A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (29/1), a Operação Arrieros para apurar crimes de descaminho, lavagem de dinheiro e organização criminosa ligados ao comércio ilegal de bebidas no Sul do país.
A ofensiva cumpriu dez mandados de busca e apreensão, autorizados pela Justiça Federal de Porto Alegre, além do bloqueio de valores em contas bancárias de 21 investigados, que podem chegar a R$ 9 milhões. Também foram sequestrados oito veículos.
As ordens judiciais foram executadas nos municípios de Venâncio Aires, Jaguarão, Colombo e São Paulo.
As investigações tiveram início em 2023, a partir do compartilhamento de provas de outras operações da Polícia Federal. Conforme apurado, o grupo criminoso utilizava a fronteira com o Uruguai para o ingresso irregular de bebidas no país, contando com fornecedores, intermediários e operadores financeiros em cidades fronteiriças. A distribuição ocorria principalmente nos estados de Santa Catarina, São Paulo e Paraná.
Segundo a Polícia Federal, a operação desta quinta-feira tem como objetivo aprofundar as apurações, com a coleta de novos elementos de prova sobre a atuação da organização criminosa.


