A noite do dia 28 de maio vai ficar para a história da Associação Lajeado de Futsal (Alaf). O time feminino da Alaf conquistou a Taça Farroupilha Região dos Vales 2022 e o primeiro título estadual. As meninas enfrentaram o União Jovem Rincão (UJR) de Novo Hamburgo na decisão pela taça. No primeiro jogo, a Alaf venceu por 4 a 1 em Lajeado. No jogo de volta, a equipe lajeadense goleou novamente, por 5 a 1, em Novo Hamburgo, e soltou o grito de campeã.
Além do título geral, a Alaf levou premiações individuais. A ala Pikena foi a goleadora do campeonato e as goleiras Muri, Lara, Karine e Andressa foram a defesa menos vazada da competição.
“Não foi um jogo fácil. Na maioria do tempo, elas estavam com goleira linha. Eram cinco contra quatro. Mas, as gurias se posicionaram nesse lance da goleira linha. A gente roubava a bola e dava contra-ataque. Foi um jogo perfeito. As gurias entraram focadas de uma maneira que não tinha como perder esse título. O placar elástico não condiz muito com o jogo”, avalia Vanuza de Rosso, assistente técnica da equipe.
O título ficará marcado na trajetória da equipe lajeadense que iniciou seus trabalhos há apenas três anos. “Cada título tem a sua história e o seu valor, mas quando é o primeiro é diferente”, considera de Rosso.
A festa de comemoração do título começou 10 segundos antes de terminar a partida. “Começou lá, teve continuidade no trajeto e, em Lajeado, fomos de carro e o caminhão dos bombeiros na frente com as luzes. Mas, nós estamos até agora comemorando e vai ficar por um tempo ainda”, brinca.
Plantel
O elenco feminino é composto por 21 meninas. “A composição da equipe se deu há dois, três anos. A Renata e uma galera chamaram o pessoal da Alaf no meio da pandemia. Muitas são oriundas desse grupo. No início eu estava junto, mas por problemas profissionais, eu tive que me afastar. A composição da nossa equipe são meninas oriundas de Lajeado, da região e também de fora do Vale do Taquari”, explica.
De olho no estadual
O próximo compromisso da Alaf no calendário esportivo é o Gauchão de Futsal. A competição se estende até o fim do ano. “A maioria vai continuar conosco. Agora tem o Estadual e ano que vem tem a Supercopa Taça Farroupilha. O grupo tem que continuar para ter continuidade no trabalho. Nós vamos enfrentar equipes que treinam de segunda a segunda, mas nós precisamos saber nossas limitações e até onde podemos chegar”, traça.