Municípios oficializam início de obras da ciclovia entre Estrela, Colinas e Imigrante

730
Autoridades participaram da assinatura / Crédito da foto: Paloma Griesang

Os prefeito de Estrela, Colinas e Imigrante assinaram, na manhã deste sábado (20/8), a ordem de início das obras da ciclovia intermunicipal que interligará as três cidades pela ERS-129. O evento contou com a presença do governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior.

O ato de assinatura foi realizado às margens da ERS-129, em Estrela. A ciclovia terá 37 km e será construída com recursos do Programa Avançar no Turismo, com contrapartida dos municípios.

A obra está orçada em cerca de R$ 12 milhões. Serão mais de R$ 9 milhões de recursos do governo estadual, e o restante de contrapartida dos município. Quando finalizada, será a maior ciclovia intermunicipal do Brasil.

O secretário estadual de Turismo, Rafael Ayub, destacou que no pós-pandemia as pessoas tem valorizado as experiências e o meio ambiente, e que a obra vem ao encontro disso, por valorizar a saúde e também o turismo. Revelou que duas parcelas dos recursos estaduais já estão liberadas, e que os valores devem ser quitados em novembro.

O prefeito de Imigrante, Germano Stevens, disse que é um sonho se tornando realidade. “Um momento histórico, que vai nos trazer muitos frutos no futuro”, avalia. Destacou que é um sonho que começou ainda na gestão anterior, e que até não se acreditava mais ser possível, mas que com o apoio do governo estadual foi possível. “Ciclistas terão um caminho mais tranquilo e seguro. Sabemos o perigo que é, mas graças a esse investimento daremos uma rota segura, vão poder contemplar as paisagens, as riquezas que têm os municípios”, pontua.

O prefeito de Colinas, Sandro Herrmann, contou a história do projeto, iniciada ainda em 2016, nas gestões passadas. “Não é só uma obra, mas é cuidar das pessoas, dos ciclistas, e é o maior que podemos deixar. Poder trazer maior segurança para usuários, também para os motoristas. E lógico, trazer desenvolvimento do turismo.”, pondera.

O prefeito de Estrela, Elmar Scheneider, disse que a obra também é um investimento em saúde preventiva. Salientou que é uma obra importante não pelo valor, mas pela segurança que trará aos usuários. Além de destacar a importância para o Turismo. “Casas comerciais podem voltar a funcionar. Turismo é setor que mais cresce no mundo, mas não tem lugar mais bonito que o nosso Vale do Taquari. Estamos muito felizes nesse momento. Teremos uma das ciclovias mais bonitas do Brasil”, afirma.

O governador, Ranolfo Vieira Júnior, salientou que a obra representa saúde e segurança. Além de potencializar o turismo dos três municípios, da região e do estado. “Turismo é sinônimo de desenvolvimento econômico, que é sinônimo de desenvolvimento social e geração de renda. Temos que estar felizes em estar iniciando essa concretização desse sonho de todos”, conclui.

- publicidade -