Mateada Louca de Boa de Colinas ocorre nesta sexta-feira

Evento que busca dar visibilidade à luta antimanicomial inicia às 13h30.

457
Créditos: Divulgação

Na próxima sexta-feira (19/5), a Praça dos Pássaros de Colinas receberá a Mateada Louca de Boa, em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial. O evento é aberto a todos os interessados e inicia a partir das 13h30.

O evento é organizado pela Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social junto com o grupo terapêutico Acorda Pra Vida, que atua em Colinas e faz parte do projeto Encontros Com Você. Neste ano, o grupo foi reconhecido pelo Estado do RS, a partir da Coordenação de Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde.

A Luta Antimanicomial é um movimento que tem como objetivo garantir o respeito aos direitos humanos das pessoas com transtornos mentais e promover uma abordagem mais humanizada e menos segregadora na assistência em saúde mental.

A proposta surgiu a partir do reconhecimento dos abusos e violações aos direitos humanos que eram cometidos em instituições psiquiátricas, onde os pacientes eram, muitas vezes, tratados com violência e exclusão.

Desde então, o movimento vem ganhando força e promovendo mudanças significativas na forma como a saúde mental é tratada no Brasil e em outros países.

A luta antimanicomial é marcada por um enfoque na reinserção social dos pacientes e no respeito à sua autonomia, e tem como objetivo promover uma atenção integral à saúde mental, que leve em consideração a complexidade do ser humano e a diversidade de suas necessidades.

A Mateada Louca de Boa busca celebrar a diversidade e a inclusão, oportunizar conhecer mais sobre a luta antimanicomial e sobre a importância de uma abordagem mais humanizada na saúde mental.

- publicidade -