Tratores, máquinas, implementos agrícolas e veículos automotores serão os protagonistas da manhã de sábado (22/7) em Estrela. O Desfile do Colono e Motorista, que já se tornou tradicional no município, vai movimentar a ERS-129, e desta vez vai integrar a 9° edição da Koloniefest.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Estrela, Rogério Heemann, entidade que promove essa celebração desde 2014, fala da importância de realizar o desfile. “Nos primeiros anos desfilamos pelas ruas centrais da cidade, e nos últimos anos estamos no interior. Em 2023, para nós é mais especial ainda com a volta da Koloniefest, e será uma grande alegria poder mostrar o nosso maquinário e o grande potencial que a nossa agricultura tem”, avalia o presidente.
Participação
O líder sindical prevê a participação de um grande número de produtores rurais. “Pelo que estamos verificando existe um grande entusiasmo dos produtores para se fazer o presente e este ano certamente vamos passar de 100 veículos vindos do interior que participarão”, projeta.
O desfile inicia às 9h em frente à Comunidade Católica da São José, e segue pela ERS-129 em direção a sede do Clube Esportivo Atlântico de Costão, onde haverá uma recepção realizada pelo Coral do Gracie, e apresentação artística do CTG Raça Gaudéria. “Queremos convidar a todos, mesmo aqueles que não são produtores rurais, para que compareçam com o seu veículo e prestigiem o evento”, salienta o presidente do sindicato.
Setor primário
Já o secretário de Agricultura de Estrela, Douglas Sulzbach, entende que o evento é fundamental para mostrar a força do setor primário no município. “É uma forma de provarmos a todos a importância desses trabalhadores, tanto colonos como motoristas, e de uma forma grandiosa para lembrarmos da importância que eles têm na nossa vida”, manifesta Sulzbach.
Troféu Frontino Caye
Ainda na mesma manhã, acontece a entrega do troféu Frontino Caye, que homenageia trabalhadores rurais a cada ano. “Para nós é uma honra poder homenagear a cada ano agricultores com essa premiação. É uma forma de também valorizá-los”, ressalta Rogério Heemann. O troféu foi instituído em 2014 e é uma homenagem a Frontino Caye, primeiro presidente do STR Estrela, em 1963.
As oito categorias homenageadas serão: Produtor de Aves, Produtor de Suínos, Produtor de Leite, Agroindústria, Jovem Rural, Aposentado Rural, Mulher Trabalhadora Rural e Motorista. A programação segue com um almoço, que pode ser adquirido junto ao sindicato, apresentação do Grupo de Danças Folclóricas de Estrela, e baile com música ao vivo.