O mês de agosto em Colinas traz consigo uma série de atividades voltadas para a primeira infância, com o objetivo de conscientizar gestores, servidores, pais e a comunidade sobre a importância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil.
As celebrações tiveram início na terça-feira (8/8) com a formação de gestores e servidores no “Programa Pé de Infância” da iniciativa Urban 95. Esse encontro proporcionou ideias para aprimorar os cuidados e espaços dedicados à primeira infância, garantindo um ambiente seguro e estimulante para o desenvolvimento infantil.
A programação diversificada abordará diferentes aspectos do bem-estar e crescimento saudável das crianças, com destaque para:
- 10/8 – Grupo Acolher: Visita à Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Pequeno Mundo, para os pais conhecerem o educandário e se sentirem seguros em relação aos cuidados dispensados aos seus filhos;
- 17/8 – Grupo Bem Gestar: Roda de conversa sobre o “Agosto Dourado” e o papel do pai na amamentação, envolvendo a família na promoção do aleitamento materno.
- 19/8 – Oficina Programa Colinas 1.000 Dias: Mutirão comunitário na Praça Íria Scheer, conscientizando sobre os primeiros 1.000 dias da criança e promovendo interação saudável entre famílias e comunidade.
- 25/8 – Tecendo a rede pela Primeira Infância no RS: fortalecer e integrar as ações de garantia aos direitos das crianças.
- 28/8 – Lançamento da Campanha Cantar, Brincar e Contar Histórias, que incentiva atividades lúdicas e interativas entre pais e filhos.
1º Seminário pela Primeira Infância
O ápice da programação acontece em 24/8, no 1º Seminário pela Primeira Infância de Colinas, com a palestra magna do pediatra Daniel Becker. Nesse mesmo dia, será inaugurada a Praça Naturalizada Íria Scheer e a Tremteca, biblioteca itinerante que visa estimular o amor pelos livros nas crianças.
A iniciativa da Associação de Pais e Mestres (APM) da Emei Pequeno Mundo tem apoio da Secretaria de Saúde, através do projeto Mil Dias. Também será realizada a Exposição Fotográfica “Amamentar é Coisa de Família”, que retrata a amamentação com a presença dos pais.
Essa programação visa abordar a importância de cuidados integrados nos primeiros anos de vida, envolvendo diferentes esferas da sociedade.