O auditório do Colégio Teutônia será palco da etapa final do 3º Festival Popular da Canção, na noite de hoje (19/8). As portas do auditório do Colégio Teutônia abriram às 19h, e às 19h30 ocorre a abertura do evento.
Subirão ao palco os 10 finalistas da categoria Livre e outros 10 candidatos da categoria Juvenil. A apresentação será ao vivo, e poderá ser conferida em tempo real pela Rádio Popular e no canal do YouTube.
O diretor artístico do Festival, Marcelo Brentano, está feliz com a qualidade dos candidatos e com os preparativos para a noite. “É uma oportunidade de palco para estes candidatos, junto com uma banda, que se preparou com as músicas escolhidas”, destaca. Nesta sexta-feira, todos participaram do último ensaio com os músicos já no auditório.
Os cinco jurados escolhidos para a etapa final são diferentes dos avaliadores da fase classificatória. Cada um deles avaliará os candidatos em cinco critérios: expressão vocal, interpretação, afinação, ritmo e desembaraço. O máximo será de 23 pontos de cada jurado para cada candidato. Em caso de empate, valerá a votação/decisão nominal dos jurados.
O Festival Popular da Canção cresce a cada ano em número de candidatos e, em 2023, marca a retomada do público de forma presencial. Brentano acrescenta que o objetivo do festival é, principalmente, dar voz aos artistas, que têm a oportunidade de participar de uma competição, subir ao palco e inclusive aproveitar o material para divulgar o próprio trabalho.
O 3º Festival Popular da Canção é uma realização do Grupo Popular de Teutônia e Brentano Projetos Culturais, com patrocínio das cooperativas Certel e Sicredi Ouro Branco RS/MG e apoio de Protepac e Colégio Teutônia.
Conheça os finalistas
Finalistas categoria Juvenil
Yasmin Simsen – Lajeado
Ana Clara Silva da Silva – Fazenda Vilanova
Stephany Luiza Scholz – Estrela
Brenda Lawall Pelegrini – Lajeado
Murilo Rafael Altmann – Estrela
Camila da Silva Fritsch – Estrela
Larissa da Silva Tiggemann – Teutônia
Daiane Nepuceno Soares – Teutônia
Erika de Castro – Poço das Antas
Joana Maria Konrath da Silva – Lajeado
Finalistas categoria Livre
Taís Prinz Cordeiro – Lajeado
Tainã Carolini Pedroso Pacheco – Paverama
Álvaro Júnior e Jackson Zanuni – Bom Retiro do Sul
Dandara Schafer – Barão
Éberson da Silva – Westfália
Elen Schomer e Bárbara Zaro – Barão e Tupandi
Getúlio Souza da Cruz
Yasmin Schwab – Roca Sales
Vilnei Vilmar Knirsch – Restinga Seca
Kalani Luele da Silva – Teutônia
Conheça os jurados
1) Alissa Maria Bracht
Graduada em Licenciatura em música, pós graduada em educação musical, pós graduada em voz profissional, e atualmente estudante de fonoaudiologia. Atua em diversas áreas como vice diretora, professora de técnica vocal, professora de música, cantora de espetáculos, bem como cantora de casamentos em diversas cidades do estado. Consagrou-se campeã por mais de 40 vezes em concursos de canto, vindo a trilhar sua carreira por bandas, orquestras, corais, eventos corporativos, dentre outros.
2) Harry Everton Baukat
Atua como professor música há 20 anos e é graduado no curso de Licenciatura em Música pelo Instituto Superior Ivoti. Além disso realizou diversos cursos de aperfeiçoamento com renomados professores do Brasil e do Exterior. Já participou de 8 turnês pela Europa: 3 com a Camerata Ivoti, 4 com o Conjunto Instrumental do Colégio Teutônia e 1 com a Orquestra Municipal de Barão. Atua como professor de educação musical, coral infantil e violino no Colégio Teutônia e também nos municípios de Barão, de São Pedro da Serra e de Feliz.
3) Josélia Jantsch Ferla
Mestre em Educação Musical pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Licenciada em Pedagogia. No ano de 1999 iniciou especialização na área de Educação Musical, participando de diversos cursos em nível nacional e internacional. De 2008 a 2009, residiu em Amsterdam (Holanda), onde conheceu o trabalho de Educação Musical desenvolvido nas Bassichool. Coordena a Escola de Música Josélia Jantsch Ferla, onde atua como professora de musicalização infantil, iniciação instrumental e piano. Ministra cursos e oficinas de formação continuada para professores.
4) Pedro Augusto Boettcher
Nascido em 5 de novembro de 1988 na cidade Estrela. Iniciou seu estudos de música aos 6 anos de idade com o professor Airton Grave na cidade de Colinas. Em 2008, formou-se tecnólogo em bateria e percussão pelas Faculdades EST de São Leopoldo. Desde então, atua como músico profissional e professor. Leciona nos municípios de Colinas, Teutônia, Boa Vista do Sul, Westfália, Barão e São Pedro da Serra, além do Colégio Teutônia. Foi vencedor na categoria Profissional do Festival Nacional do Canto da Lagoa, em 2014, acompanhando o cantor Lucas Brolese. Já se apresentou em 11 estados brasileiros e já realizou 6 turnês internacionais passando por 15 países.
5) Volnei Bianchini
Envolvido com música desde a infância, influenciado pelo violão do pai e do padrinho, aos 7 anos de idade Volnei Bianchini participa do festival Diga Diga de Artes, organizado pela Prefeitura de São Leopoldo. A vontade de subir nos palcos e cantar para grandes públicos começou quando conheceu o rock. Na adolescência formou com amigos algumas bandas de rock. Aos 20 anos conhece o mundo do bailão ao ingressar na Banda Hopus de Montenegro. Em 2000 ingressa na Banda Miramar Show. No ano 2005 recebeu o convite para fazer parte da Banda Brilha Som, com muitos sucessos e discos de ouro. Depois de um período de outras atividades e longe dos palcos, Volnei Bianchini decidiu retomar a carreira musical com a Banda Dona Maria.