Devido ao grande volume de chuva registrada nas cabeceiras e na região, o nível do Rio Taquari subiu durante a tarde e noite de sábado e a madrugada de domingo (7 e 8/10), e atingiu 21,78 metros em Lajeado às 12h de domingo, conforme a medição nas réguas instaladas na escadaria da Rua Oswaldo Aranha.
Ainda no domingo, o rio começou a recuar, e as 11 ruas bloqueadas pela água foram liberadas ao longo da madrugada desta segunda-feira (9/10). O nível registrava 17,34 metros às 10h desta segunda-feira, cota considerada de alerta no município.
Desabrigados
Com o aumento do nível no sábado, 23 famílias, totalizando cerca de 70 pessoas, foram encaminhadas para o abrigo municipal no Centro Esportivo Municipal (CEM) no Bairro São Cristóvão. Conforme o coordenador da Defesa Civil de Lajeado, Gilmar Queiroz, as famílias atingidas seguem no abrigo, pois há previsão de chuva volumosa para esta quarta-feira (11/10) e serão feitas avaliações para garantir a segurança dos moradores antes do retorno às residências.
No município, o Rio Taquari chegou a ficar a 8,78 metros (conforme medida da régua da Rua Oswaldo Aranha) acima do nível normal, que é de 13 metros.
A medição do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou que o ápice da cheia foi de 21,81 metros às 12h, em Estrela.
Colinas
Em Colinas, conforme os Bombeiros Voluntários Imicol, a ERS-129, que estava bloqueada no acesso ao município, já está liberada para tráfego.