O Ministério da Saúde entregou, nesta sexta-feira (1º/12), oito novas ambulâncias do Samu 192 para reforçar o atendimento de urgência e emergência no Estado do Rio Grande do Sul. Os veículos foram entregues em Porto Alegre prontos para uso imediato. O investimento total é de R$ 2,3 milhões.
Os veículos têm como finalidade a renovação de frota ou o uso como unidade de suporte básico USB. Para a primeira foram beneficiados os municípios de Taquara, Lajeado, Novo Hamburgo, Bento Gonçalves e Palmeira das Missões. Já Imbé, Butiá e Caxias do Sul serão contemplados com novas USB.
O secretário de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Magalhães, reforçou a intenção do governo federal de universalizar o Samu 192 em todo o país. “Já cobrimos 87% da população brasileira, faltam 13%. Agora, com o Novo PAC Saúde, queremos ampliar as centrais de regulação e trabalhar pela cobertura universal de ambulâncias”, disse.
Em todo o Brasil, a frota do SAMU é de 3.708 ambulâncias, com um repasse mensal de aproximadamente R$ 139,6 milhões para a manutenção dos serviços.