Profissionais de Saúde Bucal de Estrela se capacitam no atendimento a deficientes intelectuais

Curso ocorreu em parceria com a Faders e o Hospital Psiquiátrico São Pedro de Porto Alegre.

518
Crédito: Divulgação / Governo de Estrela

Duas profissionais do município de Estrela concluíram curso de capacitação voltado ao atendimento de pacientes com deficientes intelectuais. A capacitação, iniciada em junho, foi desenvolvida em 12 etapas.

A capacitação foi realizada em parceria com a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), junto com o Hospital Psiquiátrico São Pedro de Porto Alegre.

As profissionais selecionados para representar Estrela foram a cirurgiã dentista Márcia Covi Nunes Bünecker e a auxiliar de consultório dentário Maria Junges Bruxel. A seleção para ingresso no curso seguiu critérios estabelecidos pelo edital da Faders, incluindo a avaliação criteriosa dos documentos enviados pelos interessados.

Aprendizados

Márcia compartilhou sua experiência. “Nós aprendemos a manejar melhor esse tipo de paciente, tanto os com deficiência como também os com transtornos mentais, a exemplo dos pacientes com esquizofrenia, depressão grave, alcoolismo, TDAH e transtorno do espectro autista”, detalha.

Ela enfatiza a importância desse tipo de atendimento, considerando a dificuldade que muitas famílias enfrentam para identificar serviços adequados. “É muito difícil elas encontrarem. Peregrinam por vários estabelecimentos e não conseguem um atendimento para seu filho, entrando muitas vezes em desespero. Porém, com o curso passamos a ter capacidade de proporcionar um atendimento mais afetivo, menos traumático e oferecer suporte às famílias”, depõe.

A cirurgiã ainda conclui que a capacitação visou não apenas aprimorar as habilidades técnicas dos profissionais, mas também proporcionar um cuidado mais humanizado e adaptado às necessidades específicas desses pacientes, oferecendo suporte crucial não apenas para eles, mas também para suas famílias.

- publicidade -