Dia Mundial da Mamografia faz alerta para a importância do diagnóstico precoce

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), entre 30% e 50% dos cânceres podem ser evitados por meio da implementação de estratégias baseadas na prevenção.

775
Créditos: Sociedade Brasileira de Mastologia / Divulgação

O dia 5 de fevereiro é o Dia Mundial da Mamografia, a data é logo após o Dia Mundial do Câncer e é uma oportunidade para reforçar as ações de prevenção e diagnóstico precoce. O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres. No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que cerca de 700 mil novos casos serão registrados de 2023 a 2025. 

O câncer é a segunda doença que mais mata no mudo, com cerca de 9,6 milhões de mortes anuais. O câncer de mama é o primeiro mais incidente, atingindo 10,5% da população, seguido do câncer de próstata, com 10,2%.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), entre 30% e 50% dos cânceres podem ser evitados por meio da implementação de estratégias baseadas na prevenção. Por isso, as entidades médicas aproveitam essas datas para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. O autoexame, exames clínicos e mamografias estão dentre as medidas principais para evitar o diagnóstico tardio da enfermidade. 

- publicidade -