A comenda e a Comunidade Evangélica Luterana de Estrela lançaram o 57º Festival do Chucrute na noite deste sábado (9/3), no salão da Associação dos Moradores do Bairro das Indústrias (Ambi). O Mini-baile teve a apresentação da programação e do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Estrela, que estrearam novo traje.
Coube à comendadora Aneli Sehn fazer o discurso de abertura e declarar oficialmente lançado o Festival do Chucrute. Ela agradeceu aos patrocinadores, aos casais comendadores, ao grupo de danças, aos voluntários, à Ambi por receber o evento de lançamento e a toda comunidade envolvida no tradicional Festival.
O deputado federal Lucas Redecker (PSDB) esteve presente e foi homenageado, pois apoiou o Grupo de Danças com valores para a compra de novos trajes. A intenção inicial era confeccionar 5 novos trajes completos, porém com o esforço de pesquisa, “conseguimos produzir sete novos trajes, dos quais um apresentamos hoje à noite”, destacou o instrutor Andréas Hamester.
Redecker mostrou-se contente em poder contribuir com um grupo consolidado há 60 anos. Relatou a ligação do grupo de danças com sua família, pois tios, primos, mãe e avós participaram da construção do projeto. “Tocaram no coração quando pediram este apoio”, reconheceu.
O prefeito de Estrela, Elmar André Schneider, celebrou o tradicional evento como marca registrada do município. Também agradeceu ao Grupo de Danças por levar o nome de Estrela para tantas cidades, estados e países. Anunciou o apoio de uma empresa para custear parte dos valores da viagem do Grupo de Danças para a Europa na metade do ano.
O instrutor Andréas Hamester coordenou as danças de cinco categorias do Grupo de Danças. O Restaurante e Padaria Bruxel ficou responsável pela alimentação oferecida em büffet por quilo. A comunidade do Bairro das Indústrias coordenou a copa, com cerveja, chopp, energético, água e refrigerantes.
Programação do 57º Festival do Chucrute
O próximo evento agendado é o dia 4 de maio, sábado, com o tradicional desfile pelas ruas centrais de Estrela. “A intenção é atingir o recorde de veículos participantes”, conforme destaca o comendador Ernani Sehn.
A programação vai de 18 a 26 de maio. Os bailes tradicionais de sábado serão dias 18 e 25 de maio, no Pavilhão Cristo Rei. Nos dois domingos após os bailes há o Café Colonial. E durante a semana há programações voltadas para a Terceira Idade e Apaes.