Criatividade, inovação e estratégias são o foco do 1º Encontro Nacional de Equipes de Marketing, Comunicação e Tecnologias da Informação (ENCOMTI) da Rede Sinodal de Educação (RSE), realização do Colégio Teutônia. O evento iniciou nesta segunda-feira (8/4) e tem continuidade hoje (9/4), em Teutônia/RS.
Com ciclo de palestras e oficinas, além de momentos culturais, de integração, de encontros e troca de experiências, aproximadamente 90 pessoas participam das atividades, representando escolas integrantes da RSE dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
O diretor do Colégio Teutônia, Mauro Alberto Nüske, valorizou a oportunidade de troca de informações e novos conhecimentos. “Além das abordagens em palestras e oficinas, o ENCOMTI é um momento especial para novas experiências e muitas vivências, em áreas que ainda não contavam com espaço específico na vasta programação de eventos formativos e de planejamento oportunizados pela Rede Sinodal de Educação, a quem agradecemos pela oportunidade para organização da primeira edição”, frisou.
Estamos em Rede
O diretor executivo da RSE, Jonas Rückert, abriu a programação com a fala “Estamos em Rede”, reafirmando a relevância da temática do ENCOMTI. “A proposta nasceu em um dos nossos Seminários de Diretores, quando entendeu-se a necessidade de tratarmos das pautas que estão na programação e são imensamente relevantes no cotidiano das nossas escolas”, disse.
Ele também abordou o conceito de rede no conjunto de escolas, as características, valores e princípios da RSE, bem como ações do Planejamento Estratégico. “A centralidade das nossas ações está na relação de gente para gente, pois as pessoas têm a capacidade de transformar o mundo. Isso também perpassa pela forma como nos comunicamos, nas nossas estratégias e posicionamentos”, afirmou Rückert, valorizando o público-alvo do Encontro. “Iniciamos mais uma história importante da nossa Rede Sinodal de Educação com setores que precisam ser potencializados pelas suas responsabilidades e competências. O ENCOMTI se soma aos 74 eventos do calendário formativo da RSE em 2024. Juntos construímos possibilidades, fortalecendo o trabalho e buscando continuamente a profissionalização em todos os nossos fazeres. Nossas escolas chegaram onde estão com muita devoção, muita transpiração e trabalho”, concluiu.
Educação, avanço da tecnologia e gestão do tempo
“Design First: o papel secundário da tecnologia” foi tema da palestra do especialista em Educação e Coordenação Pedagógica, doutor em Criatividade e mestre em Engenharia de Produção, Daniel Quintana Sperb. “Design não é apenas uma questão de estética, mas do desenho de negócios, de currículo, de sistemas, de processos e de experiências. O conceito e as formas de utilização do design evoluíram para além de um produto de comunicação visual, alcançando a estratégia de resolução de problemas e de diferenciação no mundo corporativo”, explicou.
Com exemplos práticos, o palestrante falou de formas de inovar, abordando modelo de negócio, rede, estrutura, processo, desempenho do produto, sistema de produto, serviço, canal, marca e envolvimento do cliente. “É preciso identificar o que as pessoas desejam. Em educação, é fundamental entender as necessidades reais dos estudantes, pensar nas experiências do aluno, que deve estar no centro de tudo para as escolas”, afirmou.
Sperb ainda chamou atenção para Inteligência Artificial. “Não se trata de uma ferramenta, mas uma extensão da nossa inteligência. Inovar se tornou questão de sobrevivência, com a transformação digital indo além da simples digitalização de processos analógicos, que na verdade deveriam ser redesenhados. Não há como parar o avanço tecnológico, mas podemos equacionar nosso tempo e precisamos perder o medo de experimentar a tecnologia. A Inteligência Artificial está redefinindo a criatividade”, concluiu.
Oficinas
À tarde a programação teve continuidade com as oficinas “O melhor story para a sua escola”, “Branding Institucional”, “Redes sociais na educação: estratégias para o sucesso institucional”, “Transformando a gestão escolar com Google for Education e IA”, “Estratégias para rede cabeada e sem fio” e “Gestão da comunicação com aplicativos”, que foram ministradas por profissionais de diferentes áreas.
O diretor do Colégio Evangélico Martin Luther, de Marechal Cândido Rondon/PR, Ildemar Kanitz, parabenizou a organização do evento e sua temática. “É uma discussão necessária e que deve ser permanente, possibilitando uma maior sintonia entre as escolas da Rede Sinodal de Educação e atualização com relação aos atuais cenários relacionados à comunicação e tecnologia da informação. O ENCOMTI é um evento muito positivo, que veio para ficar. Esta primeira edição nos brinda com uma série de palestras e oficinas abrangentes, indo ao encontro da realidade e das necessidades das escolas”, valorizou.
Programação
O encerramento do primeiro dia do ENCOMTI contou com visitação às instalações do Colégio Teutônia e jantar festivo. O evento terá continuidade na manhã desta terça-feira com a palestra “Possibilidades da Inteligência Artificial Generativa”, com Edson Ahlert, profissional com formação em Tecnologia em Redes de Computadores, especialização em Tecnologias na Educação e mestrado em Ambiente e Desenvolvimento, professor universitário e com atuação destacada em projetos de inovação educacional; a palestra “Estratégias de marketing para atração e fidelização de alunos e famílias”, com Raphael Dias, profissional de marketing com experiência em Marketing Educacional, especialista em produção de conteúdo, assessoria em escolas e palestras sobre estratégias de marketing pelo Brasil; e a palestra “TI & Marketing na era Pós Inteligência Artificial: o que fazer e como se preparar?”, com Juliano Kimura, palestrante do Facebook Brasil, autor do “Livro secreto das redes sociais”, eleito duas vezes melhor profissional de redes sociais pela ABCOMM e certificado em Transformação Digital, Tecnologias e Aplicações.
O 1º ENCOMTI é uma realização do Colégio Teutônia, promoção da Rede Sinodal de Educação, com o apoio de Gráfica e Comunicação Visual Dallas, Starline Telefonia, BNS Expresscard, Clip Escola, Dilin Informática, Elefante Letrado, BR Bandeiras Comunicação Visual, Reeducation e Google for Education.