A sexta-feira (5/4) foi especial para os estudantes que participaram da primeira turma do Projeto Jovem Empreendedor em Colinas. No auditório municipal ocorreu a solenidade de formatura e entrega dos certificados, acompanhada por autoridades e familiares dos jovens.
O prefeito Sandro Ranieri Herrmann parabenizou os alunos pelo trabalho realizado e contou um pouco da sua experiência, falando da oportunidade de empreender no próprio município. Acompanhando desde criança o trabalho dos pais, teve a oportunidade de estudar fora, mas resolveu voltar e apostar em Colinas.
A Secretaria de Saúde e Assistência Social propiciou esta oportunidade aos jovens. A secretária Angelita Herrmann considera a aposta acertada, pois rendeu resultados maravilhosos. “Às vezes, a gente não sabe se os adolescentes vão aderir, mas aqui deu tão certo que tivemos que abrir duas turmas neste ano, diante da quantidade de alunos interessados”, expressou.
As aulas iniciaram logo após a enchente, em momento desafiador, pois as pessoas buscavam novas perspectivas. “Os alunos fizeram várias tentativas, aprenderam e ensinaram e são os desbravadores do projeto em nosso município. Deixaram um legado”, destacou Angelita.
Os alunos contemplados foram estudantes da Escola Estadual de Colinas. A diretora Ângela Bitencourt Zimmermann agradeceu pela oportunidade e demonstrou sua emoção ao perceber o crescimento pessoal e amadurecimento dos jovens. “Durante 2 anos praticamente não ouvi a voz de alguns dos alunos, que aqui subiram no palco, pegaram o microfone e se apresentaram para a plateia. Percebemos o quanto estão preparados”, explica.
Também ressaltou o fato dos jovens perceberem que podem impactar o futuro da cidade, que há uma imensidão de possibilidades em Colinas. “A criatividade deles e esta percepção vai fazer toda diferença para empreenderem aqui”, complementa.
A oradora da turma, estudante Manuelli Luiza da Rosa, lembrou de vários momentos nestes 6 meses de aula. Destacou todo aprendizado decorrente, por exemplo, da ação da turma, quando decidiram vender açaí. Os alunos também apresentaram o pitch de seus projetos e falaram sobre os aprendizados que tiveram com o curso.
Formaram-se no projeto os estudantes: Ana Carolina da Rosa Fiel, Ana Lu Coproski Imhoff, Davi Romão Pereira da Silva, Denner Mathias Müller, Felipe da Silva Maziero Gattermann, Manueli Luiza da Rosa, Marcielli Hamester Schulte, Mikaelly Dutra Padilha, Pedro Léo Altevogt, Rodrigo Elias Lagemann e Stefani Plestch.
A professora que conduziu a turma, Gisele Marisa Klein Diedrich, expressou seu orgulho ao ver a evolução dos alunos, seu desenvolvimento e superação, no desenvolvimento e na apresentação dos projetos.
A diretora do Instituto Manager Vale do Taquari, Luciana Brune, desejou sucesso na caminhada dos jovens e que estes aproveitem todas oportunidades de aprendizado que tiveram. “Percebemos resultados práticos, como o grupo que vendeu camisetas durante a programação de Páscoa e teve ótimos resultados financeiros”, ressalta.
O Programa Jovem Empreendedor tem como objetivo desenvolver potencialidades empreendedoras para que os estudantes sejam proativos e empreendedores na vida pessoal e profissional. Desta forma, estarão mais preparados para o mercado de trabalho e também para criar suas próprias oportunidades, empreendendo.