O programa social voltado aos idosos, o Sesc Maturidade Ativa de Lajeado, está engajado na campanha do Junho Violeta. A iniciativa, em prática neste mês em diversas partes do mundo, visa chamar atenção ao combate das violências praticadas contra as pessoas idosas. Na terça-feira (11/6), o grupo participou de um bate papo sobre direitos, dignidades, formas de proteção e denúncias, e as diferentes formas de violências, tanto físicas como psicológicas ou patrimoniais. O encontro ocorreu na sede do Senac Lajeado.
A facilitadora responsável pelo programa no município, Débora Mallmann Nonnenmacher, comentou sobre o momento, “Foi uma troca incrível que rendeu muitas orientações. A campanha do Junho Violeta traz essa cor que simboliza a dignidade, o respeito e o cuidado com as pessoas idosas e é muito importante falarmos deste tema”.
O Programa Sesc Maturidade Ativa, capitaneado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, está há mais de 20 anos no Estado com o objetivo de promover a qualidade de vida e envelhecimento ativo de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos. No projeto, os participantes reúnem-se para conviver, confraternizar e desenvolver seus potenciais, além de realizar trabalhos comunitários e solidários. Atualmente são 59 grupos ativos com as atividades sistemáticas no Rio Grande do Sul.
Mais informações em www.sesc-rs.com.br/assistencia/maturidadeativa.